VEM inicia levantamento do Índice Breteau

No total, serão vistoriados 4,2 mil imóveis, que foram escolhidos por sorteio, divididos em 7 áreas de Prudente

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 06/01/2017
Horário 09:12
 

Depois de apresentar "situação tolerável" em 2016, o levantamento do IB (Índice Breteau) teve início nesta semana em Presidente Prudente. O procedimento está sendo realizado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio dos agentes da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal). No total, serão vistoriados 4,2 mil imóveis, que foram escolhidos por sorteio, divididos em sete áreas da cidade.

Jornal O Imparcial Índice define a quantidade de larvas em desenvolvimento

O IB define a quantidade de insetos vetores da dengue, o Aedes aegypti, em fase de desenvolvimento em determinada região. De acordo com a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, por meio de nota da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), o objetivo deste levantamento é quantificar o índice de densidade larvária do mosquito. "A partir do resultado da pesquisa, que é feita por amostragem, podemos direcionar nossas ações visando combater a dengue", afirma.

Ainda conforme Elaine, foram sorteados 4,2 mil imóveis, divididos em sete áreas de Prudente. Para se chegar ao IB, será levado em consideração o número de imóveis vistoriados pelo número de casas onde forem encontrados os recipientes com larvas. "Esse é um trabalho que dura cerca de 15 dias. Os agentes contam com o apoio da população, no sentido de deixar que eles entrem, acompanhem a visita e prender os cães, se for o caso. Também no sentido de olhar seus quintais e calhas, principalmente após os períodos chuvosos", relata a educadora, por meio da nota.

Em 2016, Prudente apresentou dados "toleráveis" relacionados ao IB, conforme divulgado em novembro pela VEM, através do Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti). De acordo com o órgão, o IB do último ano foi avaliado em 0,3, enquanto que o IIP (Índice de Infestação Predial) ficou em 0,2. Números menores que os encontrados no mesmo período de 2015, quando os índices apontavam 3,5 e 2,8, respectivamente.

 
Publicidade

Veja também