Vitor Santos garante vaga nos Jogos da Juventude

Além disso, até momentos antes da prova estava chovendo e ventando muito, mas nossas orações surtiram efeito e ele finalmente conseguiu a vaga", comenta Guto.

Esportes - Jean Ramalho

Data 13/05/2014
Horário 08:41
 

Em sua última tentativa e com a marca de 25s45, o nadador Vitor Nascimento Guaraldo Santos, 18, de Presidente Prudente, alcançou o índice para a 2ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, que serão realizados de 16 a 28 de agosto, em Nanquim, na China. O prudentino obteve o feito nos 50 metros costas durante o 3º Campeonato Brasileiro Sênior. A competição foi disputada de maneira simultânea com a 31ª edição do Brasileiro Júnior de Inverno – Troféu Tancredo Neves –, entre 7 e 10 deste mês, na piscina do Botafogo de Futebol e Regatas, no Rio. No total, 13 nadadores nascidos ou radicados na capital da Alta Sorocabana nadaram pelos eventos, e trouxeram 14 medalhas: cinco ouros, cinco pratas e quatro bronzes.

Inscrito na categoria júnior 2, Vitor Santos fez a opção por disputar os 50 m costas na etapa sênior justamente para alcançar aquele que era seu maior objetivo na atual temporada: um lugar nos Jogos Olímpicos da Juventude. Patrocinado pela Damha Urbanizadora, o prudentino, que defende o Pinheiros, obteve o índice em sua última tentativa, na noite de sexta-feira, já nas tomadas de tempo, conforme o pai do atleta, Luís Augusto Dassan dos Santos, Guto.

"Falei com ele pouco tempo antes e o mesmo se mostrou desanimado, mas recuperou o ânimo após assistir um vídeo motivacional sobre o Ayrton Senna que lhe enviei. Além disso, até momentos antes da prova estava chovendo e ventando muito, mas nossas orações surtiram efeito e ele finalmente conseguiu a vaga", comenta Guto.

Organizados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), os Jogos da Juventude terão a presença de oito nadadores brasileiros, sendo quatro no masculino e quatro no feminino. Segundo o pai, até o torneio carioca, Vitor Santos figurava na quinta colocação. Agora, o prudentino irá representar o Brasil ao lado de Matheus Santana, da Unisanta (nado livre), Luiz Altamir Melo, do Flamengo (borboleta) e Andreas Mickosz, do Corinthians (peito).

Entre as mulheres, o país terá Natalia de Luccas, do Corinthians (costas), Giovanna Diamante, do Sesi/SP (livre), Bruna Primati, do Sesi (livre) e Viviane Jungblut, do Grêmio Náutico União/RS (livre). Os oito nadadores, inclusive, já participaram de uma clínica, anteontem, organizada pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), com o objetivo de traçar os objetivos, compromissos e estratégias para o evento do segundo semestre.

 

Bagagem cheia

A passagem de Vitor Santos pelo Rio de Janeiro não ficou restrita apenas ao índice para o evento da China. Além disso, o prudentino conquistou cinco medalhas no Brasileiro Júnior, sendo duas individuais e três nos revezamentos. Nos 100 m costas, o nadador subiu no lugar mais alto do pódio e, em consequência, assegurou o recorde do campeonato, com o tempo de 55s64. Nos 200 m costas outra medalha individual. Um bronze, com 2min04s82.

Nadando ao lado de Jackson Júnior Silva Cândido, Gabriel Silva Santos e Matheus Gonçalves Roncatto, o prudentino garantiu mais um ouro, desta vez pelo revezamento 4x50 m livre. O quarteto completou a prova com a marca de 1min30s72, novo recorde da competição. Pelo revezamento 4x100 m medley, em parceria com Pedro Brasil Cardona, Gabriel Oliveira Souza e Jackson Júnior Silva Cândido, Vitor Santos conquistou mais um ouro e um recorde, com o tempo de 3min43s99. A última medalha veio nos 4x100 m livre, com 3min25s04.

 

Quadro de medalhas

Em nome do Corinthians/Abdem, Fernando Ernesto Pires dos Santos e Thiago Teixeira Simon também deixaram seus nomes na história da competição carioca. A dupla competiu pela categoria sênior e garantiu oito medalhas. Fernando Ernesto foi ouro nos 100 m livre, com 50s22; prata nos 100 m costas, com 55s78; e bronze nos 200 m costas, com 2min01s84. Além disso, o atleta ficou na primeira e segunda colocação pelos revezamentos 4x100 m medley e livre, respectivamente.

Originário de Penápolis, mas com passagens pela equipe Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho, Thiago Simon conquistou três pratas no torneio. Pelos 200 e 400 m medley, com as marcas de 2min00s91 e 4min23s27, respectivamente, assim como nos 200 m peito, com 2m,in14s30. Com nove representantes na etapa carioca, a Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho voltou com uma medalha. O bronze de Renata dos Santos Cangussu nos 100 m borboleta, com 1min04s85, na categoria júnior 1 (17 anos).
Publicidade

Veja também