Você precisa de terapia sexual?

Débora Martins

A terapia sexual não existe somente para quem está com problemas! Ela também ajuda o indivíduo a conhecer melhor o seu próprio corpo e obter recursos para aprimorar sua sexualidade e vida sexual. Precisar de terapia sexual não é vergonha!

COLUNA - Débora Martins

Data 15/03/2020
Horário 05:55

O que é terapia sexual?
A terapia sexual trabalha a sintonia sexual do casal e no conhecimento e desenvolvimento sexual individual. Tem como objetivo proporcionar melhoras da sexualidade como um todo: fisicamente, psicologicamente e emocionalmente.
Além disso, ela ajuda na comunicação com o(a) parceiro(a) e no tratamento de problemas psicológicos. Quando há problemas físicos, o encaminhamento para o médico é recomendado. A terapia sexual não existe somente para quem está com problemas. Ela também auxilia o indivíduo a conhecer melhor o seu próprio corpo e obter recursos para aprimorar sua sexualidade e vida sexual.

Quando é necessário procurar ajuda?


1 – Presença de disfunções 
Algumas pessoas possuem disfunções, ou seja, algo de origem orgânica não está funcionando como deveria. 
 As disfunções sexuais femininas são: baixo desejo sexual, dificuldade na excitação sexual, dispaurenia (dor na relação sexual), anorgasmia (ausência de orgasmo) e vaginismo (contração involuntária dos músculos vaginais).
As disfunções sexuais masculinas mais populares são: a disfunção erétil psicológica, baixo desejo sexual e ejaculação precoce.

2 - Falta de comunicação com o(a) parceiro(a)
Seja por medo do julgamento ou por falta de vontade, muitas pessoas constroem imensos muros entre elas e os(as) parceiros(as). Isso quebra a sintonia do casal e não alimenta nenhum tipo de desejo, pois muitas pessoas sentem medo de compartilhar fantasia por medo de serem julgadas.
“Na terapia sexual, os medos são trabalhados e a habilidade em se comunicar com o outro, também”
A sexualidade influencia diversos aspectos da nossa vida: os pensamentos, sentimentos, ações, laços e a saúde física e mental. É por isso que, se algum problema existir nesse quesito, afetará muitas outras áreas da vida. Procurar ajuda é o primeiro passo para uma vida saudável mais prazerosa.

3 - Falta de conhecimento sobre sexo e sobre o próprio corpo
Às vezes, os problemas encontrados em quatro paredes não estão relacionados nem à disfunções e dores ou a estresse. Muita gente não conhece o próprio corpo ou os próprios desejos. Autoconhecimento é fundamental no sexo, já que realizar as fantasias e sentir prazer – assim como proporcionar isso ao outro – é a chave. 
A terapia sexual promove esse tipo de autoconhecimento. Ela partilha informações, ensina e desperta a noção corporal e emocional. Muita gente acha que a terapia sexual envolve toque e o ato sexual em si, mas está longe disso. Ela trabalha com o diálogo.

4 - Dificuldade em sentir prazer 
Seja por falta de sintonia e perda de interesse no(a) parceiro(a), ou até por conta de disfunções de causa orgânica, a dificuldade em sentir prazer e atingir o orgasmo pode afetar muita gente na hora H.
O Prosex (Projeto de Sexualidade da Universidade de São Paulo), realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo concluiu que 55,6% das mulheres têm dificuldade para chegar ao orgasmo. Entre elas, 67% responderam que têm dificuldade para se excitar.
Por isso, não hesite em procurar ajuda caso esteja com dificuldade em sentir prazer na hora do sexo. Prazer em primeiro lugar, sempre!


 

Publicidade

Veja também