ZEs de Prudente seguem sem déficit de mesários

Com a pandemia do novo coronavírus e com o temor da falta de voluntários para as eleições 2020, TSE lançou campanha que incentiva pessoas que não fazem parte do grupo de risco a participar

Eleições - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 30/08/2020
Horário 10:55
Cedida - Profissionais dos cartórios eleitorais trabalham convocando voluntários por meios digitais 
Cedida - Profissionais dos cartórios eleitorais trabalham convocando voluntários por meios digitais 

“Seja um mesário voluntário” é a campanha do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que busca estimular as inscrições de eleitores fora do grupo de risco da Covid-19 para trabalharem como mesários nas eleições municipais deste ano. Em Presidente Prudente, juntas, as ZEs (Zonas Eleitorais) 101 e 402 devem convocar aproximadamente 2 mil pessoas, todas a partir dos meios digitais como e-mail e o aplicativo de mensagens WhatsApp, para atuarem nas mesas receptoras de votos e apoio logístico. 
De acordo com a chefe de cartório da 402ª ZE, Letícia Macoratti de Castilho, até então, a recepção do novo modelo de convocação tem agradado os candidatos. “Não tivemos problema”, destaca. As vantagens do modelo são a modernização do sistema de convocação (que até a última eleição ocorria através de cartas, o que gerava custo mais elevado à União, ressalta a chefe de cartório) e a dispensa dos convocados de terem que comparecer presencialmente ao cartório, explica o TRE –SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) em sua Resolução 493/2020.
Também chefe de cartório, Fabiano de Lima Segalla, da 101ª ZE, ressalta que a maioria dos convocados está concordando em trabalhar. Um dos temores a respeito da eleição era, justamente, a falta de colaboradores voluntários, devido ao temor provocado pela pandemia do novo coronavírus. Tanto Fabiano como Letícia, entretanto, frisam que, em Prudente, não há déficit. Ambos relatam que as mesas receptoras já estão preenchidas e aceitam, agora, cadastros de reserva. 
A 402ª Zona Eleitoral, segundo Letícia, possui 233 seções eleitorais e 29 locais de votação. Já a 101ª ZE, tem 239 seções e 31 locais de votação.

Benefícios aos voluntários

O voluntariado, em sua forma pura, dispensa contrapartidas, ainda mais quando o que está em jogo é a manutenção da democracia. De qualquer modo, Letícia aponta um material do TRE que descreve uma série de benefícios em diversos âmbitos aos mesários.
“Ato de cidadania: contribuir para o processo eleitoral democrático. Aprendizado: aquisição de novos conhecimentos. Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral. Auxílio-alimentação para o dia da eleição. Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais. Isenção de taxa de inscrição em concurso público estadual. Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral. Vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital”, descreve o Tribunal. 

Como se inscrever?

Para se inscrever como mesário voluntário “basta acessar o site www.tre-sp.jus.br, menu eleitor/Mesários/mesário voluntário; e preencher o cadastro.  Depois devem aguardar nosso contato que ocorrerá caso seja nomeado”, explica Fabiano.
Sobre os requisitos que os voluntários devem cumprir, Letícia aponta que necessariamente precisam ser maiores de 18 anos, ter 2° grau de escolaridade completo e ser idôneo, ou seja “que tem capacidade de conhecimento ou competência para realizar bem alguma coisa; apto, capaz, competente”, segundo o dicionário Michaelis On-line. 

SAIBA MAIS
A partir do dia 25 de agosto até 1º de outubro, os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida poderão fazer a transferência temporária de seu título de eleitor para uma seção com acessibilidade, dentro de seu domicílio eleitoral, explica o TRE-SP. A medida, segundo Letícia, se estende, também, aos mesários que vão servir em locais diferentes de onde votam. Para isso, o eleitor deverá enviar ao cartório eleitoral seu documento de identidade com foto para requerer a habilitação, enquanto o atendimento permanecer de forma remota.

SERVIÇO
Para mais informações ligue: (18) 3221-0959 (402ª Zona Eleitoral) ou (18) 3916-1171 (101ª Zona Eleitoral).

MAIS INFORMAÇÕES

AGU atualiza cartilha sobre condutas vedadas aos agentes públicos nas eleições de 2020

Eleições: 11 partidos estão aptos para receber Fundo Eleitoral

Votação deve ser estendida em pelo menos uma hora nas eleições municipais

Eleições 2020 têm novos prazos, exclusão de biometria e auxílio de tecnologias

Publicidade

Veja também