Festa das crianças: misto de felicidade e surpresas

Espaço infantil

Realizada anualmente em Álvares Machado, evento ocorre no dia 13 das 8h às 12h no campo municipal, a partir deste ano homenageia Gustavo Cabrera

COLUNA - Espaço infantil

Data 10/10/2019
Horário 09:20
Crianças se divertem na piscina de bolinhas em evento anterior
Crianças se divertem na piscina de bolinhas em evento anterior

Embalada nas comemorações do dia das crianças, o CCEM (Círculo Católico Estrela da Manhã), de Álvares Machado, realiza a oitava edição da tradicional festa das crianças. O evento ocorre no domingo, dia 13, das 8h até o meio-dia, no campo municipal da cidade, na Rua Monsenhor Nakamura. Nesta época, muitas pessoas se reúnem e realizam festas em prol das crianças. Esta é um exemplo.

De acordo com uma das organizadoras da festa, Emanuele Pace Cabrera, as atividades e guloseimas que serão servidas no local serão todas gratuitas. “Pedimos para quem tem condições, levar 1kg de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão doados para instituições da cidade”, destaca Emanuele.

As crianças presentes na festa poderão se deliciar com pipoca, algodão doce, cachorro quente, refrigerantes, picolé e sacolinha de doces. Para brincar, as opções são diversas: brinquedos infláveis, cama-elástica, futebol de sabão, de campo, sala de jogos, tenda kids, tenda das bexigas e tenda da recreação (onde se desenvolverá atividades de gincana).

A atração mais esperada é o caminhão pipa, que no calor do oeste paulista, joga água sobre as crianças. “Eles chegam à festa e a primeira coisa que perguntam é onde está o caminhão de água [sorri]”, salienta Emanuele.

A FÁBULA DOS

MIL PICOLÉS

O surgimento desta festa carrega consigo muitos outros sentidos. Além de alegrar as crianças machadenses, celebra e homenageia Gustavo Bortoluzzi Cabrera. O rapaz, ainda na adolescência, descobriu um câncer, e um de seus tios, dono de uma sorveteria, fez a seguinte promessa: “Se o Gustavo se recuperar, darei para ele mil picolés”. O rapaz foi curado, e a ele foi dado os sorvetes. Gustavo não teve dúvidas quanto ao destino que daria aos picolés, tendo passado por momentos difíceis e percebido que muitos de seus sonhos só se realizaram durante a doença, decidiu que tentaria tornar mais feliz as crianças de sua cidade. Aí surgiu a Festa das Crianças, onde os mil picolés foram distribuídos, conta a prima de Gustavo, Emanuele.

O câncer de Gustavo retornou e ele acabou falecendo em dezembro do ano passado. Mesmo assim, seu legado de amor e solidariedade persiste. “É uma festa que lembramos dele, sentimos a alegria dele”, afirma a prima do homenageado. Como uma boa fábula da vida real, resta a moral, na forma de pergunta, qual lembrança pode ser mais bonita que aquela que se faz presente no sorriso de uma criança?

Publicidade

Veja também