Nos últimos anos as academias, principalmente de grandes redes, se proliferaram significativamente. O mesmo aconteceu com as corridas de rua que acontecem nas cidades grandes e médias em frequência de um ou mais eventos a cada final de semana. A adesão dos praticantes aumenta a cada mês. O maior número de academias e eventos atrai mais praticantes ou o aumento dos praticantes faz surgir mais academias e eventos?
MOTIVAÇÃO
Nas academias e corridas há uma mistura de praticantes de longa data com os iniciantes, cuja motivação para levantar pesos ou correr 3, 5, 10 Km varia bastante. Uma das principais motivações parece ser o “grupo”, parentes e amigos. Mesmo que você ainda não frequente academia ou corra alguns dias na semana, analise seu círculo próximo de parentes e amigos para notar que há pelo menos uma pessoa que levanta pesos, corre ou pratica ambos.
NECESSIDADE
Há os casos das pessoas que precisavam se curar ou prevenir doenças, queriam emagrecer, cuidar da saúde mental, iniciar novo hobby, encontrar novos desafios etc. Ratificando o que a ciência comprova, as pessoas que iniciaram, se engajaram e persistiram (ação e manutenção) obtiveram sucesso nestes objetivos de saúde, de hobby-passatempo ou sociais.
SETORES AVESSOS
Praticantes regulares de exercícios têm menos problemas de saúde, dependem de menos medicamentos das redes farmacêuticas, menos exames, internações e até consultas médicas, fazendo apenas os checkups anuais. Os milhões de corredores e frequentadores de academias dependem muito menos da rede de serviços e produtos “para doenças”.
SETORES BENEFICIADOS
Por óbvio, as academias, assessorias, professores e personal trainers são os que mais faturam com todos esses praticantes. As empresas fabricantes e lojistas dos artigos esportivos vêm em seguida, pois o tênis, as roupas e acessórios diversos são “obrigatórios” para cada treino e cada corrida de 5 Km. Os organizadores das corridas também trabalham bastante para montar toda a logística desde o lançamento, inscrições, estrutura e tudo mais, faturando alto com os milhares de participantes de cada corrida.
SERVIÇOS ADICIONAIS
Além dos prestadores de serviços diretamente relacionados à logística de uma corrida de final de semana, há outros que vão sendo agregados nas “corridas-evento”, tais como hotéis e restaurantes, agências de viagem, comerciantes de frutas, DJs, bandas e cervejeiras, apesar de ser um tanto contraditório e incompreensível associar uma atividade de saúde com o consumo de álcool no formato open bar.
FAVORECIDOS
Óbvio que o maior beneficiário da frequência à academia, do treinamento e participação em corridas é o próprio praticante, desde que bem orientado por professor-treinador qualificado. Outras grandes favorecidas são as operadoras de planos de saúde (e o SUS), pois seus beneficiários diminuem significativamente o risco de doenças crônicas em curto, médio e longo prazo.
Praticantes regulares de exercícios têm menos problemas de saúde, dependem de menos de serviços e produtos “para doenças”.