Ações da Polícia Militar reforçam policiamento em distritos

Em parceria com Prefeituras e Câmaras, Operação Distrital objetiva inibir pequenos delitos

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 15/02/2021
Horário 13:13
Foto: Polícia Militar
Operação não tem dia ou horário fixos para ocorrer
Operação não tem dia ou horário fixos para ocorrer

Na última semana, a Polícia Militar de São Paulo iniciou a “Operação Distrital”. A ação é uma parceria entre o 42º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Prefeituras e Câmaras Municipais de algumas cidades da região de Presidente Prudente, que tem o objetivo de reforçar o policiamento nos perímetros de distritos, a fim de inibir a prática de alguns delitos que, há algum tempo, tiram o sossego dos munícipes.

De acordo com o 1º tenente PM Adriano Loureiro, a iniciativa surgiu após solicitação da Prefeitura e Câmara Municipal de Teodoro Sampaio, que pediram a intensificação da polícia no distrito de Planalto do Sul. Conforme Loureiro, do local há constantes chamadas por perturbação de sossego e aglomerações, pequenos tráficos, furtos e direção perigosa de veículos. “Nada de grande potencial, mas que incomoda os moradores”, salienta. 

Diante disso, participou de uma reunião com os representantes, onde acolheu as demandas. “Além de operações que serão desenvolvidas com policiais no horário de folga, em escala extraordinária, contarão com apoio de viatura do policiamento”, explica o tenente.

“Serão datas incertas, em determinados horários, a critério do número de chamadas. Assim, será feita uma intensificação do policiamento com a aproximação da comunidade desses locais”. 

A ação começou por Planalto do Sul, mas se estenderá para outros locais, como Costa Machado, Cuiabá Paulista, ambos em Mirante do Paranapanema; área rural de Rosanela e Orla do Balneário de Euclides da Cunha Paulista; e em Rosana, nas proximidades do balneário e Gleba 15 de Novembro.

“Sempre haverá equipe de policiamento nestes locais. É um trabalho mútuo agregado com os poderes”, considera Loureiro que, com o mesmo projeto, também busca expandir o Programa Vizinhança Solidária – que dá protagonismo aos moradores na melhoria da segurança pública.


Polícia Militar - Intenção é deslocar o policiamento aos distritos

"Sensação de segurança"

Jandira Sampaio Cavichini Gutierrez (PSD), prefeita de Teodoro Sampaio, lembra que a solicitação de intensificação do policiamento no distrito de Planalto do Sul foi realizada em atenção a diversas manifestações de moradores daquela localidade.

“A parceria estabelecida entre os poderes municipais e a Polícia Militar é fundamental para o bom andamento do município, com vistas na melhoria da segurança pública e no exercício da cidadania plena”, expõe. 

Assim como a chefe do Executivo, o presidente da Câmara, Edvanildo de Souza Moreira, Toroca (PSC), considera a importância da parceria para trazer a sensação “mais segurança” para a população. “Não tem muitos índices de criminalidade, mas o problema é a perturbação de sossego, tráfico de drogas, motociclistas em manobras arriscadas”, explica.

“Planalto do Sul é um pouco isolado de policiamento, e pedimos para a polícia ficar mais presente, fazer sempre a operação para que possamos deixar a população mais segura”.


Polícia Militar - Veículo foi guinchado durante operação no final de semana 

Como parte das ações nos distritos, no sábado a operação contou com a participação da Vigilância Sanitária de Teodoro Sampaio. Durante a noite, foram realizadas ações de prevenção e conscientização pelo bairro Bico de Pedra, Praça Zerão e pelo distrito de Planalto do Sul. Já em Costa Machado, distrito de Mirante, houve flagrante de som alto e um veículo foi guinchado. Ainda no final de semana, policiais estiveram no Balneário de Rosana. 

SAIBA MAIS

“Região do Pontal conta com índices criminais muito mais amenos”

Recém-saído da Fundação Casa é detido por tráfico de drogas pela Polícia Militar

PM recupera carro roubado e prende dois indivíduos no distrito de Cuiabá Paulista

Ação da PM recupera motocicleta momentos depois do furto

Publicidade

Veja também