Empresários e lideranças de Prudente discutem andamento de reforma do aeroporto na sede da Artesp

Reunião, que ocorreu na manhã desta terça, na capital, foi organizada pelo deputado Mauro Bragato, dando sequência à primeira realizada no mês passado com o diretor executivo da ASP, em Prudente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 16/05/2023
Horário 17:03
Foto: AI /Deputado Mauro Bragato
Representantes da região participaram do encontro em São Paulo, nesta terça
Representantes da região participaram do encontro em São Paulo, nesta terça

Na manhã desta terça-feira, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) organizou uma reunião entre o diretor geral da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Milton Roberto Persoli, lideranças e empresários de Presidente Prudente. O encontro, realizado na sede da agência, na capital paulista, é um desdobramento da reunião feita em abril (25), com o diretor executivo da ASP (Consórcio Aeroportos Paulista), Dario Rais Lopes, e teve como objetivo discutir o andamento, cobrar liberação de recursos e agilidade da reforma e ampliação do Aeroporto Estadual Adhemar de Barros de Presidente Prudente.
Representantes da região participaram do encontro, como o presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Renato Michelis; o presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Raul Audi Junior; o presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Tiago Oliveira (PTB); o empresário Julio Cesar de Moraes, presidente do Grupo Lidera; o vice-presidente de assuntos do interior da Abav-SP/Aviesp (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo), Marcos Antônio de Carvalho Lucas; e o diretor de aeroportos da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Cláudio Castello de Campos Pereira.
Segundo informações da Artesp, o processo de privatização do aeroporto está seguindo o trâmite natural, com a execução do plano de transição operacional, que envolve a verificação das etapas contratuais da concessão, visando à execução do plano geral de investimento. "Nós temos que seguir o cronograma estabelecido pelo contrato de concessão. Até o final de maio finalizaremos a fase de transição operacional para que, no segundo semestre, possamos seguir com o plano geral de investimento", explica o diretor geral da Artesp, Milton Roberto Persoli, acrescentando que a privatização do aeroporto representa uma oportunidade estratégica para o Estado atrair novos negócios, daí a importância de investir com responsabilidade.

Compromisso assumido

O deputado Mauro Bragato reforça seu compromisso em trabalhar em parceria com o setor público e privado para buscar investimentos que possibilitem a ampliação do aeroporto de Prudente. E enfatiza que a comitiva composta por empresários e lideranças, da qual ele faz parte, é uma das mais preocupadas e atuantes do Estado, pois têm como objetivo concretizar a reforma do aeroporto e atrair investimentos para a região.
"Nós temos que continuar nesse caminho, buscando apoio do governo para que possamos deixar o aeroporto do jeito que a população de Presidente Prudente merece", salienta o parlamentar.

“Muito produtiva"

Para Raul Audi, da Acipp, a reunião com representantes da ASP foi “muito produtiva”. Segundo ele, receberam um posicionamento das tratativas entre a concessionária e a Artesp visando à aprovação, pela agência, do plano de investimentos da ASP para o aeroporto de Prudente. A expectativa, conforme o presidente da Acipp, é que se cumpra o prazo de 28 de setembro para a ASP seguir com novos investimentos, considerando que já foram realizadas melhorias de cunho técnico, como cuidados com a pista e adequação de instrumentos, entre outras. “Da nossa parte, enfatizamos a importância de que esse processo de revitalização do aeroporto seja realizado de maneira célere, em benefício dos usuários. Até porque, isso também impacta no interesse das companhias aéreas em operar em nosso aeroporto”, explana o representante da Associação Comercial.

Há um ano e três meses

Desde fevereiro de 2022, o aeroporto prudentino está sob a administração do ASP (Consórcio Aeroportos Paulista), empresa composta pela Socicam e pela Dix Empreendimentos. O contrato de concessão para a administração e operação da unidade de Presidente Prudente contou com um investimento total de R$ 56,5 milhões.

Leia mais:

Entidades cobram mais agilidade de concessionária sobre aeroporto

Entidades se reúnem com direção de concessionária para discutir situação do aeroporto de Prudente

Câmara cobra ASP sobre situação de aeroporto e aponta alta de preços, fuga de usuários e falta de melhorias

Publicidade

Veja também