Estado permite retomada dos transplantes de córnea

Santa Casa de Presidente Prudente retomará, a partir de hoje, as cirurgias que estavam suspensas desde o dia 23 de março em virtude da pandemia

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 01/10/2020
Horário 06:15
Santa Casa de Prudente - Transplantes poderão ser feitos com aval do Estado
Santa Casa de Prudente - Transplantes poderão ser feitos com aval do Estado

A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente retomará a partir de hoje os transplantes de córneas que estavam suspensos desde o dia 23 de março, em virtude da pandemia da Covid-19. A medida foi anunciada pela unidade depois que o Estado de São Paulo, por meio do Sistema de Transplantes, permitiu o retorno em todo o território paulista, que tende a beneficiar inúmeras vidas e mudará o cenário de queda, tanto nas captações quanto nos transplantes de córnea, que na Santa Casa, respectivamente, diminuíram 50% e 60% neste ano. 
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a retomada dos transplantes para cirurgias eletivas no Estado foi autorizada com base em critérios técnicos, sendo “fundamental respeitar todos os protocolos de segurança definidos pela Central de Transplantes”. Com isso em vista, a Santa Casa já anunciou que retomará as atividades que são realizadas por meio do Banco de Olhos, que desde a semana passada já tinha sido autorizado para as captações de córneas. 
Para se ter uma ideia, de janeiro a agosto de 2020, boa parte do período dentro da pandemia, a Santa Casa registrou apenas 10 captações, todas antes de abril, enquanto que no mesmo período do ano passado esse número chegou a 20, o dobro. Já os transplantes tiveram queda de 60%, visto que passaram de 33 neste período analisado no ano passado para 13 em 2020, sendo que de abril a agosto deste ano, apenas um foi realizado. 

SAIBA MAIS

Sem transporte, captação de córneas cai 75% em Prudente

Hospital Regional está apto a captar córneas

Transplantes de córneas crescem na santa casa

Banco de Olhos soma 41 captações de córnea

Publicidade

Veja também