Fatec de Prudente vira ponto de arrecadação de lacres e tampinhas

Projeto “Sustenta Fatec” visa promover princípios de sustentabilidade ambiental e de solidariedade; venda de itens arrecadados será revertida ao Hospital de Esperança

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/05/2022
Horário 08:12
Foto: Cedida
Professor Thiago (à esq.), idealizador do “Sustenta Fatec”, e alunos
Professor Thiago (à esq.), idealizador do “Sustenta Fatec”, e alunos

Engajamento, futuro melhor, meio ambiente saudável. A Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) de Presidente Prudente agora é um ponto de arrecadação de lacres e tampinhas de garrafas pets, tornando-se um novo projeto da faculdade, o “Sustenta Fatec”, iniciativa idealizada pelo professor mestre em Geografia, Thiago Hernandes de Souza Lima, que visa promover princípios de sustentabilidade ambiental e de solidariedade, uma vez que a venda destes itens terá renda revertida para o HE (Hospital de Esperança) de Presidente Prudente.
Thiago menciona que o projeto realizado com a participação de discentes, docentes e gestores da unidade será executado ao longo de todo o ano letivo, com a divulgação da proposta à comunidade acadêmica, elaboração da identidade visual e palestras. 
Ele diz que também está prevista a montagem de informes educativos com ações cotidianas que geram valores ambientais positivos, plantio de árvores e ações externas ao campus, buscando a sensibilização da comunidade vizinha. 
De acordo com o professor, fomentar a ideia da sustentabilidade junto aos alunos representa simultaneamente uma iniciativa para a geração de valores ambientais e sociais positivos, bem como uma oportunidade de ir semeando fundamentos cada vez mais valorizados no mercado. “Ou seja, que o profissional tenha em sua gama de competências o comprometimento com as múltiplas demandas da sociedade e do mercado”, pontua.

Na prática e na teoria

“O projeto consiste em promover ações práticas e teóricas com a finalidade de alinhar gradativamente as ações desenvolvidas pela faculdade aos fundamentos da sustentabilidade, ou seja, agir na direção de geração de valores ambientais positivos”, expõe o professor.
Segundo ele, até o presente momento foram feitas ações como: o lançamento do projeto junto à comunidade acadêmica, escolha do nome do mesmo, por meio de atividades realizadas com os alunos para contar com a participação desde a gênese, palestra alusiva ao Dia Mundial da Água, parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para a Fatec ser um ponto de arrecadação dos lacres de latinhas e tampinhas de garrafas PET, elaboração de materiais informativos com mensagens de práticas sustentáveis que serão publicadas nos meios de comunicação interna e externa da Fatec.
“Esse projeto nasceu de um conjunto de fatores, tais como: formação acadêmica na área e militância na área ambiental, atuação profissional docente na área de gestão ambiental, pelo fato de ser uma temática atual e extremamente relevante ao planeta e à sociedade”, salienta Thiago.

SERVIÇO
Acesse https://youtu.be/bfSgvwy87sk para ver uma das ações de divulgação do “Sustenta Fatec” feita pelo professor e alguns de seus alunos.

Fotos Cedida


 
Palestra alusiva ao Dia Mundial da Água foi uma das ações do projeto

CONFIRA TAMBÉM:

Sabesp promove campanha para arrecadação de lacres e tampinhas recicláveis

Prédios do Cras e da Assistência Social viram pontos de coleta de tampinhas e lacres em PP

Publicidade

Veja também