Fentepp discute situações vividas por artistas negros em “Macacos”

Já no Anfiteatro l da Unesp, público assiste “O Pesadelo da Borboleta”; para as crianças, agenda segue com peça inspirada em conto de Oscar Wilde

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 17/11/2022
Horário 06:45
Foto: Noelia Nájera 
“Macacos”, escrita, dirigida e performada por Clayton Nascimento, será mostrada às 20h
“Macacos”, escrita, dirigida e performada por Clayton Nascimento, será mostrada às 20h

A programação do sétimo dia de espetáculos do Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente) segue com apresentações adultas e infantojuvenis, desta vez, na Unesp (Universidade Estadual Paulista) e também no Centro Cultural Matarazzo, nesta quinta-feira. A entrada é gratuita.
Às 20h, a Cia do Sal traz para o Teatro Municipal Paulo Roberto Lisbôa, no Matarazzo, a peça “Macacos”, escrita, dirigida e performada por Clayton Nascimento e programada cenicamente por Aílton Graça. A montagem se desenrola num fluxo de pensamentos, desabafos e elucidações que surgem em cena, pautados na história do Brasil e em situações vividas por grandes artistas negros, de Elsa Soares a Machado de Assis, até alcançar relatos e estatísticas de jovens presos e executados pela polícia.
Já no Anfiteatro l da Unesp, também às 20h, o público assiste ao espetáculo “O Pesadelo da Borboleta”, da Oposto Teatro Laboratório. Nele, uma pintora está reclusa em seu ateliê de obras inacabadas quando adormece e tem um sonho. Ela recorda passagens de sua primeira infância e, desse acesso às memórias, surge também a lembrança inesperada da morte do pai. Acompanhada pela voz de sua mãe, ela adentra o seu trauma e espera o momento de tornar-se “borboleta”.

Para crianças

Para os pequenos, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa, às 10h, o espetáculo “O Amigo Fiel”, da Cia Sobrevento, propõe uma reflexão profunda sobre o cinismo, a tolerância, o individualismo e a amizade.
Baseada no conto homônimo de Oscar Wilde, a peça, adaptada e dirigida por Sandra Vargas, ilustra um jardim seco e abandonado, onde duas mulheres e dois homens falam sobre a vida e sobre como plantar uma semente e cuidar de uma planta para que ela possa dar frutos. Em um tempo em que não há mais tempo para o tempo, falam sobre a importância de cuidar e de esperar, como se a vida pudesse voltar um dia àquele jardim.

Ingressos

O acesso aos espetáculos realizados pelo Fentepp é gratuito, mas necessita de retirada de ingressos previamente, exceto para os de ruas e praças. A retirada ocorre sempre no dia da apresentação de cada espetáculo, a partir das 9h, no Balcão de Informações do Centro Cultural Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, número 749, na Vila Marcondes, em Prudente.
Cada pessoa pode retirar até dois ingressos, de acordo com a capacidade dos espaços.

Sobre o Fentepp
O Fentepp é promovido pelo Governo de Presidente Prudente (SP), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com apoio do Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc SP) e Amigos da Arte – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE QUINTA-FEIRA

Espetáculos adultos

“Macacos”
Companhia: Cia do Sal
Quinta-feira (17), às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa (Matarazzo)
Classificação: 12 anos
 
“O Pesadelo da Borboleta”
Companhia: Oposto Teatro Laboratório
Quinta-feira (17), às 20h, no Anfiteatro l da Unesp
Classificação: 14 anos
 
Espetáculos infantojuvenis
 
“O Amigo Fiel”

Companhia: Sobrevento
Quinta-feira (17), às 10h, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa (Matarazzo)
Classificação: Livre

Tommy Bay

“O Pesadelo da Borboleta”, da Oposto Teatro Laboratório, também está na programação de hoje

Arô Ribeiro

“O Amigo Fiel” propõe uma reflexão profunda sobre o cinismo, a tolerância, o individualismo e a amizade

Publicidade

Veja também