Força-tarefa do Crea inicia fiscalização em obras regionais

Com objetivo de fiscalizar exercício profissional, ação começou ontem e segue até sexta-feira em 22 cidades; equipes realizam 230 diligências

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 21/09/2021
Horário 04:02
Foto: Roberto Kawasaki
Após abertura, veículos seguiram para os endereços-alvos
Após abertura, veículos seguiram para os endereços-alvos

Começou ontem na região de Presidente Prudente uma força-tarefa do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) com o objetivo de fiscalizar o exercício profissional. Até sexta-feira desta semana, equipes realizarão 230 diligências em serviços e obras de engenharia, agronomia e geociências de 22 cidades. 
A abertura dos trabalhos ocorreu na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Presidente Prudente, de onde saíram as equipes. Mamede Abou Dehn Júnior, diretor estadual de relações institucionais do Crea, afirma que a fiscalização é constante. “Quando a gente fiscaliza o exercício profissional, garantimos que a sociedade está protegida de atividades que podem vir a causar um dano muito grande, seja financeiro ou com a própria vida”.
A ação tem como foco quadro técnico de empresas que participaram de licitações, empresas de manutenção em hidrelétricas, em usinas de álcool e açúcar, prestadores de serviços em hospitais, empresas sem registro e empresas ativas sem responsável técnico. “Existe uma legislação a ser seguida. Se for uma obra civil, por exemplo, tem que ter uma placa de identificação, o nome do profissional, número do Crea, do DRT [registro profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho]. A gente pede a documentação para esse proprietário ou para o responsável técnico, verificando se está tudo ok”, explica.
Caso seja encontrada alguma irregularidade, o local será notificado e os procedimentos serão informados pelo agente fiscal. “O Crea fica à disposição, os nossos agentes administrativos estão lá para dar informações e tirar todas as dúvidas”, salienta Mamede. As informações também podem ser conferidas no site www.creasp.org.br. “Gostaria de reforçar a importância de sempre ter um profissional habilitado à frente de serviços técnicos. Não é um custo, é um investimento e uma segurança”. 

SAIBA MAIS
A ação ocorre em Presidente Prudente, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Emilianópolis, Estrela do Norte, Indiana, Martinópolis, Nantes, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba e Tarabai.

Foto: CDI Comunicação/Cedida

Crea inicia fiscalização em obras de 22 municípios da região de presidente prudente

Abertura da ação ocorreu ontem, em Prudente

Foto: Roberto Kawasaki

Crea inicia fiscalização em obras de 22 cidades da região de presidente prudente
Mamede ressalta importância de profissional habilitado 

MAIS INFORMAÇÕES

Crea prepara fiscalização em 22 cidades da região

Presidente do Crea-SP sobre gestão de resíduos: “debate em conjunto”

Prudente sediará fórum de engenharia e desenvolvimento regional do Crea-SP

Publicidade

Veja também