Frente fria avança pelo sudeste e mantém chuvas na região

Nesta sexta, chuvarada caiu sobre cidades regionais, e, com rajadas de vento, deixou estragos

REGIÃO -

Data 04/12/2020
Horário 21:19
Foto: Panorama Notícias/Cedida
Em Dracena, chuvarada também deixou prejuízos
Em Dracena, chuvarada também deixou prejuízos

Chuvas de verão ou chuvas convectivas ocorrem em razão da diferença de temperatura, umidade e pressão que ocorre no ciclo atmosférico, principalmente na transição da primavera para o verão, que, neste ano, deve iniciar às 7h02 do dia 21 de dezembro. O fenômeno, segundo o climatologista Vagner Camarini, acontece sempre de formas isoladas, o que faz com que o volume de intempéries varie de região para região. “A tendência é que essas intempéries se estendam até o final de janeiro, pois é marcada pela passagem das estações. No entanto, neste ele ano, ela chegou um pouco mais tarde em Prudente em decorrência da seca”.  
De acordo com o Climatempo, desde quarta-feira uma frente fria avança pelo sudeste mantendo as condições de chuva na região. As pancadas acontecem a partir da tarde e são de forte intensidade, acompanhada de raios e rajadas de vento. “Na semana que vem, entre os dias 9 e 13 de dezembro, a chuva ainda é volumosa no sudeste. Há expectativa da organização de uma zona de convergência atravessando a região, o que favorece os elevados volumes de intempéries”. 
Nesta tarde e noite, além de Prudente, que enfrentou intempérie com rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora, outras cidades da região também tiveram prejuízos com a chuvarada. Foi o caso de Dracena, que registrou pontos de alagamento pela cidade, deixando carros submersos.

Foto: Francis Terezita

chuva deixa estragos em presidente prudente
Em Prudente, nesta sexta, chuvas vieram acompanhadas de rajadas de vento

SAIBA MAIS

“Chuva de verão” causa estragos em Prudente 

Veja também