Frente fria avança pelo sudeste e mantém chuvas na região

Nesta sexta, chuvarada caiu sobre cidades regionais, e, com rajadas de vento, deixou estragos

REGIÃO -

Data 04/12/2020
Horário 21:19
Foto: Panorama Notícias/Cedida
Em Dracena, chuvarada também deixou prejuízos
Em Dracena, chuvarada também deixou prejuízos

Chuvas de verão ou chuvas convectivas ocorrem em razão da diferença de temperatura, umidade e pressão que ocorre no ciclo atmosférico, principalmente na transição da primavera para o verão, que, neste ano, deve iniciar às 7h02 do dia 21 de dezembro. O fenômeno, segundo o climatologista Vagner Camarini, acontece sempre de formas isoladas, o que faz com que o volume de intempéries varie de região para região. “A tendência é que essas intempéries se estendam até o final de janeiro, pois é marcada pela passagem das estações. No entanto, neste ele ano, ela chegou um pouco mais tarde em Prudente em decorrência da seca”.  
De acordo com o Climatempo, desde quarta-feira uma frente fria avança pelo sudeste mantendo as condições de chuva na região. As pancadas acontecem a partir da tarde e são de forte intensidade, acompanhada de raios e rajadas de vento. “Na semana que vem, entre os dias 9 e 13 de dezembro, a chuva ainda é volumosa no sudeste. Há expectativa da organização de uma zona de convergência atravessando a região, o que favorece os elevados volumes de intempéries”. 
Nesta tarde e noite, além de Prudente, que enfrentou intempérie com rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora, outras cidades da região também tiveram prejuízos com a chuvarada. Foi o caso de Dracena, que registrou pontos de alagamento pela cidade, deixando carros submersos.

Foto: Francis Terezita

chuva deixa estragos em presidente prudente
Em Prudente, nesta sexta, chuvas vieram acompanhadas de rajadas de vento

SAIBA MAIS

“Chuva de verão” causa estragos em Prudente 

Publicidade

Veja também