Grupo expressa atriz e ator como essência de seu teatro

Criado em 2012, Oposto Teatro Laboratório realiza, em Prudente, um trabalho contínuo artístico e pedagógico na área das artes cênicas

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 08/01/2022
Horário 07:35
Foto: Divulgação
Com o Odin Teatret, grupo desenvolve seu primeiro espetáculo, “Estrelas”, cuja estreia deu-se em 2013
Com o Odin Teatret, grupo desenvolve seu primeiro espetáculo, “Estrelas”, cuja estreia deu-se em 2013

O Oposto Teatro Laboratório é um grupo de pesquisa teatral que realiza, em Presidente Prudente, um trabalho contínuo artístico e pedagógico na área das artes cênicas, dedicando-se especialmente à expressividade da atriz e do ator como essência de seu teatro. É membro do Nordisk Teaterlaboratorium, um centro de pesquisa teatral internacional coordenado pelo Odin Teatret, na Dinamarca
Com o Odin Teatret, em 2012, ano que marca a sua fundação como grupo de pesquisa, desenvolve seu primeiro espetáculo, “Estrelas”, cuja estreia deu-se em 2013, mesmo ano que traz o grupo dinamarquês à cidade/capital do oeste paulista organizando apresentações artísticas e formativas para o público local. Esse espetáculo circulou por vários Estados do Brasil, festivais nacionais e internacionais, temporadas, destacando-se a apresentação no Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente) e a temporada de dois meses no Sesc Consolação, em 2014. 
Em seguida, iniciou o processo de criação do espetáculo “O pesadelo da Borboleta”, que ganhou o prêmio Myriam Muniz de montagem - sudeste, em 2015, tendo sua estreia oficial em 2018, na Dinamarca. 
Enquanto, em 2016, havia estreado o espetáculo-demonstração “O oposto”, no qual condensou sua experiência artística de modo pedagógico. Com esses dois espetáculos circulou por algumas cidades de São Paulo e para outros Estados, havendo ótima recepção do público. Já a figura “Dona Cabra” é criada a partir de um presente que o grupo recebe do Odin Teatret, e de modo performático, vem sendo apresentada em eventos desde 2013, ano em que abriu, com sua apresentação, o Fentepp.
Entre 2017 e 2020, o grupo é convidado a apresentar-se em seis grandes festivais de teatro da Índia, levando-o a realizar uma longa residência, no qual descobriu técnicas de atuação do teatro indiano muito desenvolvidas. 
E, ao mesmo tempo em que estuda o teatro indiano, trabalha na criação de dois espetáculos, um para o público infantil, “Shakuntala”, que estreou em março de 2021, recebendo o prêmio ProacLab de montagem.



 

Publicidade

Veja também