A Fundação Inova Prudente, de Presidente Prudente, solicitou um credenciamento junto ao Estado de São Paulo para que seja reconhecida como CIT (Centro de Inovação Tecnológica), espaço criado para estimular o crescimento e competitividade das micro e pequenas empresas, por meio do avanço tecnológico, além de articular em um só lugar a pesquisa, inovação e o mercado. Caso o reconhecimento ocorra, a fundação poderá integrar a Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica e auxiliar no desenvolvimento regional de forma ampla.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, adaptado às condições e necessidades locais, o Centro de Inovação Tecnológica concentra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação das empresas, promovendo ainda a interação entre empreendedores e pesquisadores para o desenvolvimento de setores econômicos. “Não basta ter um espaço de inovação tecnológica, como já ocorre em Prudente, é preciso agora do reconhecimento para que vantagens sejam agregadas a esse trabalho incrível que já desempenhamos”, afirma o secretário de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente, Rogério Marcus Alessi.
Entre as vantagens, é possível citar a articulação com os oito Centros de Inovação Tecnológica do Estado, sendo que os mais próximos estão em Bauru e Marília, o fato de que a região poderá se tornar atrativa às empresas visionárias e a conquista de laboratórios e equipamentos. “Com isso, a Fundação Inova Prudente, a cidade e a região estariam no radar do Estado de São Paulo, que poderia usar a infraestrutura local e o networking a favor da inovação e desenvolvimento”, afirma Rogério Alessi.
Para que isso ocorra, no entanto, foi preciso comprovar, por meio de relatórios, uma série de exigências do Estado, que foram entregues há aproximadamente 10 dias.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo informou que o credenciamento no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação da Fundação Inova Prudente já está sob análise e lembrou que a documentação, para integrar a Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica, foi protocolada em 18 de setembro na Coordenação de Ciência, Tecnologia e Inovação e que “a pasta tem até a primeira quinzena de outubro para deliberação”.
SAIBA MAIS
Após 180 dias, Fundação Inova reabre coworking para atividades
Inova vence prêmio Raps e será apresentada em conferência da ONU