Inova vence prêmio Raps e será apresentada em conferência da ONU

Premiação, que destaca a inovação e sustentabilidade, será apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 23/09/2020
Horário 04:00
Weverson Nascimento - Inaugurada em 2018, Fundação Inova, desde então, fomenta o desenvolvimento de ideias
Weverson Nascimento - Inaugurada em 2018, Fundação Inova, desde então, fomenta o desenvolvimento de ideias

Inaugurada em 2018, a Fundação Inova Prudente é um complexo com infraestrutura e serviços capazes de promover o desenvolvimento de empreendedores e pequenas empresas, a pesquisa aplicada para a melhoria ou criação de novos produtos ou processos, com o objetivo de inovar. E agora, o mundo todo poderá ter o conhecimento do que é o empreendimento, uma vez que o projeto municipal venceu o prêmio Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) de Inovação e Sustentabilidade, e será apresentado na COP-26 (26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).
O evento, que ocorreria neste ano - mas foi alterado por conta da pandemia da Covid-19 -, está previsto para ocorrer nos dias 1º e 12 de novembro de 2021, em Glasgow, na Escócia. Momento esse onde o representante de cada projeto vencedor do prêmio terá a chance de apresentá-lo. 
Projetos, pois na votação popular do prêmio Raps foram escolhidos cinco projetos brasileiros que compõem os cinco "Ps", sendo eles: parcerias, paz, pessoas, planeta e prosperidade. A Fundação Inova Prudente concorreu na categoria prosperidade com outras duas iniciativas, sendo uma de Salvador (BA) e a outra de Mogi das Cruzes (SP).

Visibilidade internacional

E esta conquista, segundo o secretário de Tecnologia da Informação de Prudente, Rogério Marcus Alessi, proporcionará algo muito importante para a Inova e a cidade como um todo: visibilidade. “Essa premiação amplia muito a visibilidade da Inova para toda sociedade, de modo até internacional. É a chance de atrair olhares e atenção de outras empresas e novos investidores”, pontua. Além de servir como exemplo-molde para outros municípios, ainda de acordo com ele, como foi para Bauru (SP), que inaugurou um empreendimento semelhante recentemente.

ESSA PREMIAÇÃO AMPLIA MUITO A VISIBILIDADE DA INOVA PARA TODA SOCIEDADE, DE MODO ATÉ INTERNACIONAL
Rogério Marcus Alessi

Agora, Alessi explica que o gestor receberá um convite formal dos organizadores da premiação, que, além de informar sobre a vitória, vai introduzir como ocorrerá a apresentação do projeto na conferência. “Vai ser a hora em que todos vão compartilhar experiências, o que, para mim, é o mais legal de tudo, e o mais significativo. Pois tanta coisa pode acontecer, como algum altruísta que queira fazer uma contribuição se interessar pela Inova, alguma empresa que queira trabalhar dentro dela ou até mesmo chamar a atenção de algum banco mundial, enfim, são várias possibilidades”, frisa. E complementa: entrar no radar de governos e investidores.
E como o próprio secretário já mencionou em outras oportunidades, desde as ações do Inova Kids, em que se estimula a criança pelo gosto à ciência e desperta o interesse dela em seguir com os estudos, até o Inova Jovem, que promove capacitação ao primeiro emprego: “tudo tem impacto direto à prosperidade”, ponto crucial na análise da premiação. “Mas, com certeza, o apoio aos empreendedores, às consultorias online, às ideias e aceleração de startups, coworking, assim como ao ensino superior gratuito com a Univesp [Universidade Virtual do Estado de São Paulo], são fatores primordiais para que esse patamar fosse alcançado”, pontua.

SAIBA MAIS

Fundação Inova Prudente pode ser apresentada em conferência da ONU na Escócia

Startup prudentina inova fotos de pets em pinturas 

Inova Prudente inaugura Hotel de Projetos Inovadores

Inova Prudente publica edital para fixação de empresas em coworking

Criações de Itamar Xavier fazem da Inova Prudente uma galeria de arte

Publicidade

Veja também