Nesses dias de calor intenso, uma boa pedida são as frutas

É o que garante a nutricionista do HR, Caroline Martins, que menciona as dominantes da estação, abacaxi e manga, além de melancia e melão, que contêm bastante água

Saúde & Bem Estar - OSLAINE SILVA

Data 23/10/2020
Horário 06:12
Weverson Nascimento - Frutas são de fácil digestão e favorecem a sensação de bem-estar nos dias mais quentes
Weverson Nascimento - Frutas são de fácil digestão e favorecem a sensação de bem-estar nos dias mais quentes

A primavera chegou surpreendendo em Presidente Prudente, os termômetros chegaram a marcar recorde de temperatura. Por conta do calor severo, há a necessidade das pessoas aumentarem o consumo de líquidos para garantir a hidratação. Nesse sentido, com certeza uma boa pedida são as frutas, que por possuírem grande quantidade de água também contribuem para manter o corpo hidratado. É o que garante Caroline Martins, 28 anos, nutricionista do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, de Presidente Prudente.
Segundo ela, abacaxi e manga dominam as frutas da estação e são ótimas aliadas para combater o calor. “É muito importante lembrar sempre da hidratação e tomar bastante líquido nesses dias tão quentes. E, consumir alimentos com alto teor de água, como as duas frutas da época, além de melancia, melão, laranja, etc. Elas podem ser consumidas in natura, em forma de sucos ou batidas [vitaminas], no café da manhã”, expõe Caroline.
Ela destaca que é importante que os sucos sejam tomados preferencialmente logo após o seu preparo para que não haja perda de nutrientes e vitaminas. E como ela já mencionou, devem ser ingeridos preferencialmente em sua forma natural sem açúcar e sem coar, pois já contêm frutose, que é o açúcar da fruta, e as fibras, que diminuem a velocidade com que esse açúcar é absorvido pelo organismo.

É importante que os sucos sejam tomados preferencialmente logo após o seu preparo para que não haja perda de nutrientes e vitaminas

“Para que a criança se acostume com o sabor natural dos alimentos não se deve adicionar açúcar aos sucos. O ideal é incentivar o consumo da fruta in natura no lugar do suco. Reforçando, comer frutas nessa época mais quente do ano, em períodos de alta temperatura, é muito bom, pois refrescam, hidratam e são muitos nutritivas. Ou seja, são ótimas aliadas”, salienta a nutricionista.

Dicas úteis e fáceis

Como conservar as frutas por mais tempo, dentro ou fora de geladeiras é sempre uma pergunta que fica na cabeça das donas de casa, Caroline orienta então que primeiramente elas devem ser guardadas separadamente dos legumes e verduras. Cada uma em seu local acondicionadas na geladeira ajuda a conservar propriedades de sabor e textura. “A gaveta inferior, em especial, é a mais indicada por ser menos refrigerada. Lembrando que algumas frutas têm suas propriedades melhor conservadas se forem mantidas em temperatura ambiente até o momento do consumo”, lembra a profissional. 
Caroline pontua que nas altas temperaturas a alimentação adequada é essencial para a manutenção da saúde das pessoas. E mais uma vez, ela frisa que a dica é sempre preferir alimentos in natura ou minimamente processados. “Dessa forma, o ideal é descascar sempre mais do que desembalar alimentos. É importante lembrar-se de ingerir bastante água e consumir alimentos que auxiliem na hidratação corporal, o que inclui saladas e frutas. Além disso, como esses alimentos são facilmente digeridos favorecem a sensação de bem-estar nos dias mais quentes”, destaca a nutricionista do HR.

Foto: Oslaine Silva

consumo de frutas no calor presidente prudente
Uma das formas refrescantes são os sucos, como o de abacaxi com hortelã

Foto: Cedida

consumo de frutas no calor presidente prudente
Caroline Martins é uma das nutricionistas do HR

SAIBA MAIS

Venda de galões de água cresce até 100% no calorão

Onda de calor: é preciso alguns cuidados!

Região vive maior onda de calor para setembro dos últimos anos 

Veja também