Postos têm vacinas especiais para alérgicos

Os pais que forem levar seus filhos para vacinar devem avisar ao profissional de saúde local sobre a alergia, para que o profissional possa tomar as devidas providências.

PRUDENTE - Gabriela Leal

Data 20/03/2015
Horário 09:08
 

Os pais das crianças que possuem alergia ao leite de vaca podem procurar os postos de saúde de Presidente Prudente para imunizar seus filhos contra a tríplice viral. A vacina que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola foi recentemente fabricada com uma nova composição, sem a substância lactoalbumina hidrolisada, contra-indicada para pessoas que não podem consumir o leite de vaca. A vacina com a composição anterior tinha sido suspensa no ano passado, após registros de reações adversas em crianças. A imunização, que é feita em duas doses, é indicada para crianças a partir de um ano de idade.

A enfermeira do Palácio da Saúde de Prudente, Maria Celeste Peruqui, 53, afirma que as doses da vacina já estão disponíveis nos postos de saúde gratuitamente. "É possível encontrar essa vacina em qualquer unidade, pois já faz parte do calendário de vacina", comenta. Os pais que forem levar seus filhos para vacinar devem avisar ao profissional de saúde local sobre a alergia, para que o profissional possa tomar as devidas providências.

O Ministério da Saúde informa que distribuiu em fevereiro mais de 1,5 milhão de doses da vacina tríplice viral, sendo que 357 mil podem ser utilizadas por crianças alérgicas ao leite de vaca. Essas novas doses foram produzidas pelo laboratório da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Ainda de acordo com a pasta, a suspensão da campanha foi uma medida preventiva.

 

Composição

Segundo o Ministério da Saúde, as antigas vacinas foram produzidas pelo laboratório Serum Institute of India, e tinham em sua composição a lactoalbumina hidrolisada, uma substância que não deve ser administrada a pessoas com esse tipo de alergia, de acordo com a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).
Publicidade

Veja também