Presídios de SP têm queda na taxa de contaminação por Covid-19 

Em agosto do ano passado havia 2.807 casos, enquanto em julho deste ano, somente 24 - redução de 99,15% em menos de um ano, conforme a SAP

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 03/08/2021
Horário 11:17
Foto: SAP
Campanha de vacinação avançará neste mês em 178 presídios paulistas
Campanha de vacinação avançará neste mês em 178 presídios paulistas

A taxa de contaminação por Covid-19 nos 178 presídios do Estado de São Paulo apresentou queda. De acordo com a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), em agosto do ano passado havia 2.807 casos, enquanto em julho deste ano, somente 24 – uma queda de 99,15% em menos de um ano. Ainda conforme o levantamento, a queda também foi significativa entre funcionários do sistema prisional: em abril deste ano, houve um pico de 615 casos, mas em menos de três meses o número caiu para 60.

Desde o começo da pandemia, a reportagem acompanha a situação das unidades prisionais, que foram consideradas uma “bomba-relógio” para um eventual surto de contaminação. Em matéria veiculada por O Imparcial em julho do ano passado, na região da Croeste (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste), o total de servidores contaminados era pouco mais que o dobro da quantidade de presos diagnosticados com a doença. Desde então, medidas de urgência foram tomadas, a exemplo da proibição das visitas presenciais, a fim de conter o avanço da doença.

Neste ano, as visitas ficaram suspensas entre março e julho, devido à decisão da Justiça. A liminar foi acatada por ação ingressada pelo Sindasp (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo), a fim de preservar a saúde dos servidores diante da pandemia da Covid-19. No ano passado, também estiveram impedidas de serem realizadas no período que durou entre março e novembro. O retorno gradual e controlado dos encontros segue normas rígidas, e poderá ser novamente suspenso em determinada unidade, conforme o cenário da doença. 


SAP -  Número de pessoas presas que foram vacinadas já passa de 69.116

Restrições e vacinação

Segundo a Administração Penitenciária, a redução dos casos é reflexo das normas seguidas pela pasta, conforme as determinações do Centro de Contingência do Coronavírus. “[A pasta] suspendeu atividades coletivas, intensificou a limpeza de áreas, restringiu acesso às unidades e monitora grupos de risco”, afirma.

De acordo com a SAP, já foram entregues cerca de 9 milhões de máscaras para presos e funcionários, incluindo cerca de 1,2 milhão máscaras do tipo N95/PFF2 e similares. Além delas, foram entregues 4 milhões de luvas descartáveis, mais de 158 mil litros de álcool gel, 103 mil litros de sabonete líquido entre outros insumos.

Conforme a Administração Penitenciária, cerca de 30 mil profissionais da linha de frente nos presídios foram vacinados entre abril e maio deste ano; já o número de pessoas presas que foram vacinadas já passa de 69.116. “A imunização de custodiados avança conforme o PEI [Plano Estadual de Imunização]”, afirma a SAP. 

Como a população privada de liberdade é mais jovem que a população em geral, a expectativa é que a vacinação avance a partir do mês de agosto, ao levar em consideração a ampliação das faixas etárias elegíveis para a vacinação pelo PEI.

SAIBA MAIS

Liminar suspende visitas a penitenciárias da região

SAP prepara plano para retomar visitas presenciais

Sindasp pede que suspensão de visitas em presídios seja mantida

Covid ataca mais servidores que presos na região de Prudente

Telemedicina garante acesso de presos à saúde e mais segurança à população    

Publicidade

Veja também