Prudentão 40ºC: Grêmio Prudente e São José fazem 1º duelo da semi  

Gavião Carcará e Águia do Vale voltam a se bicar em duelo decisivo neste sábado, às 16h; pelo lado prudentino, Helder é dúvida

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 22/09/2023
Horário 19:15
Foto: Caio Gervazoni
Ontem, Grêmio Prudente treinou no Estádio Caetano Peretti 
Ontem, Grêmio Prudente treinou no Estádio Caetano Peretti 

Revanche? Vingança? Para o técnico do Grêmio Prudente, Ademir Fesan, estas palavras não definem a mentalidade da equipe prudentina para o reencontro decisivo contra o indigesto São José, de Ricardo Costa.  

Com grande possibilidade de um calor intenso de 40ºC e recorde de público em jogos do Grêmio nesta temporada, Gavião Carcará e Águia do Vale voltam a se bicar no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, neste sábado, às 16h, pela partida de ida da semifinal da Copa Paulista. É o primeiro capítulo de um duelo onde o vencedor fica com uma vaga em uma competição nacional (Copa do Brasil ou Série D do Campeonato Brasileiro). 

Noventa minutos mais acréscimos que deverão ser escritos mediante a uma dinâmica de fatores associados ou que extrapolam as quatro linhas do campo de jogo: do clima quase desértico em que será disputado o capítulo inicial da semi em Presidente Prudente ao retrospecto de equilíbrio entre as equipes, amplamente remodeladas ao longo da temporada; das campanhas na copa estadual à presença do VAR (árbitro de vídeo) pela primeira vez nesta edição do torneio. 

Grêmio: um estreeantes em plena ascensão

 Em seu debute na competição, o Grêmio Prudente chega para a semifinal da Copa Paulista em alta após eliminar a tradicional Portuguesa no Estádio do Canindé. A sinergia entre time, torcida e cidade remonta a euforia do título invicto da Bêzinha no ano passado. 

O novo projeto do clube, encabeçado desde 2019 pela gestão do empresário André Garcia, mostra-se cada vez mais solidificado, com Presidente Prudente voltando a respirar os ares da ascensão de um clube da cidade no futebol paulista e, quiçá, já no ano que vem, no ludopédio nacional.  

Na Copa Paulista, entre altos e baixos, a equipe comandada por Ademir Fesan avançou para o mata-mata na bacia das almas, de modo improvável, com base no número menor de cartões vermelhos em relação ao Mirassol. 

No geral, em 12 jogos, o Carcará venceu cinco partidas, empatou quatro e perdeu três. Foram 15 gols marcados e dez sofridos. O ala/lateral-esquerdo Leocovick é o artilheiro da equipe na competição com quatro tentos. O Carcará está há quatro jogos invicto, desde a derrota de virada por 2 a 1 para o MAC (Marília Atlético Clube), no Prudentão, na 8ª rodada da fase de grupos. 

Para o jogo deste sábado, o experiente Hélder é dúvida. O ala/lateral-direito voltou a sentir o estiramento que o afastou do início da competição. No lugar do camisa 2, Fesan deverá lançar Rafael Compri entre os titulares. Fora isso, o time que vai a campo deverá ser bem parecido com o que enfrentou a Lusa no Canindé, com Luiz no gol; Félix, Lucas Costa e Rafael Milhorim na trinca defensiva; Leocovick e Compri pelos flancos do campo; Matheus Teta, Rafael Potiguar, Rodrigo e Jonatha na composição da “meiuca”; e Maranhão de centroavante. 

São José: mehor campanha na Copa Paulista

Fazendo sua melhor temporada desde 2006, o tradicional São José, que abriu o ano se tornando uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol), conseguiu o acesso à Série A2 do Campeonato Paulista em cima do Grêmio Prudente. O caneco da terceirona ficou com o Capivariano que superou a Águia Azul nos 180 minutos da final do certame estadual.

Na campanha da A3, imperou na equipe do Vale do Paraíba um estilo de jogo mais reativo – defensivo, uma característica das equipes comandadas por Ricardo Costa, o novo “Rei do Acesso” no futebol paulista.

Porém, diante de uma grande remodelação do plantel na intertemporada, a Águia Azul passou a ter um traço mais ofensivo e demonstrou isso ao longo da Copa Paulista.  

Em 12 jogos, o São José ostenta a melhor campanha do certame: foram nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota. A Águia Azul tem ataque mais efetivo da competição com 22 gols marcados. Já a zaga foi furada em oito ocasiões. 

A sequência de vitórias é de cinco jogos. Já a maré invicta da Águia Azul impressiona: 11 partidas sem sentir o gosto da derrota, o que aconteceu somente na estreia da copa estadual, quando o São José foi derrotado por 2 a 0 pela Portuguesa Santina, no Ulrico Mursa, em Santos. 

No último confronto, a Águia Azul passou o trator, por 4 a 0, pra cima de um combalido MAC. No agregado das quartas, 6 a 1 a favor do São José. A equipe que vai ao gramado do Prudentão deverá ser a mesma que foi a campo no sábado passado, com Luis Augusto no gol; Caio Cesár e Abreu na dupla de zaga; Rafael Verrone e Leonardo pelas laterais; Pedro Favela, Rodrigo Andrade e Nicholas no meio de campo; Serafim e Gustavo Nicola pelos lados e Rafael Tanque no centro do ataque.

O Carcará deve ficar atendo às jogadas de bola parada do São José e à criatividade de Pedro Favela e Nicholas na armação do setor ofensivo.

Ficha Técnica 

Competição: Copa Paulista 2023 – Mata-mata: 1º jogo da semifinal;
Local: Estádio Municipal Paulo Constantino, o Prudentão, Presidente Prudente (SP);
Data e horário: 23/09/2023, às 16h. 

Equipe de arbitragem: árbitro Guilherme Nunes de Santana; árbitro assistente 1 Miguel Cataneo Ribeiro da Costa; árbitro assistente 2 Rafael Tadeu Alves de Souza; quarto árbitro Lucas Canetto Bellote; árbitro de vídeo Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral; assistente VAR Fabio Rogerio Baesteiro; observador VAR Antonio Rogério Batista do Prado; operador de replay Guilherme das Dores.


Transmissão: Canal Futebol Paulista no Youtube  (https://www.youtube.com/watch?v=2JFOqt9Sl4U);  Rádio 101 FM  e  Canal Resenhando com Cid Jr no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=CYa_6SHNYDM).


Grêmio Prudente: Luiz; Compri, Félix, Lucas Costa e Leocovick; Matheus Silva, Rafael Potiguar, Rodrigo e Jonatha; Maranhão. Técnico: Ademir Fesan.

São José: Luis Augusto; Caio Cesár, Abreu, Rafael Verrone e Leonardo; Pedro Favela, Rodrigo Andrade e Nicholas; Serafim, Rafel Tanque e Gustavo Nicola. Técnico: Ricardo Costa.


Alessandro Empreendedor/Grêmio Prudente

No 1º confronto da decisão do acesso à A2, Grêmio e São José empataram por 0 a 0 em PP, com recorde de público do Carcará na temporada  

Publicidade

Veja também