Região registra 208 colisões contra postes e impacto a 39.582 clientes

Acidentes foram registrados de janeiro a setembro em 42 cidades e um distrito; concessionárias dão orientações e explicam quais as providências

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 09/10/2022
Horário 04:15
Foto: Energisa
Colisões contra postes impactam fornecimento de energia elétrica à população
Colisões contra postes impactam fornecimento de energia elétrica à população

De janeiro a setembro deste ano, 42 cidades e um distrito da região de Presidente Prudente contabilizaram 208 colisões contra postes, que deixaram 39.582 clientes sem energia devido a danos causados ao sistema elétrico.
Os dados foram registrados por duas concessionárias que atendem a região. Nos 24 municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste, foram 174 acidentes de trânsito envolvendo postes, com impacto no fornecimento de energia para 33.456 clientes.
Já em 18 cidades e um distrito onde o abastecimento é feito pela Neoenergia Elektro, houve 34 batidas, que afetaram, por sua vez, 6.126 clientes (veja no box a relação de cidades atendidas por cada uma das companhias).
O gerente de Operações da Energisa, Tiago Luis Diorio Sanches, aponta a preocupação da concessionária em relação às estatísticas e riscos desse tipo de acidente aos condutores e passageiros de veículos, além da comunidade em geral. Isso porque, segundo ele, um dos problemas mais graves das colisões contra postes é o risco de choque elétrico, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. “Mesmo a rede de distribuição da Energisa sendo equipada com tecnologia de proteção para interromper o fornecimento de energia em situações como essas, é sempre importante considerar a rede energizada e tomar medidas de precaução neste tipo de situação”, expõe.
Nesse sentido, Tiago enfatiza a importância de a comunidade estar atenta e colocar em prática as orientações de segurança em casos de acidentes. “Sempre frisamos: se o veículo atingiu um poste, os ocupantes devem permanecer dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança”, detalha. 
Já para as pessoas que presenciarem o acidente, a orientação é manter a distância e acionar o socorro imediatamente. “Às vezes, na ansiedade de ajudar quem está dentro do carro, as pessoas podem tocar em um cabo rompido e sofrer um choque elétrico. Então, a recomendação é não tocar no veículo e chamar a Energisa e o Corpo de Bombeiros, que farão o socorro de maneira adequada”, alerta.
Os acidentes registrados também causaram outros prejuízos, como a interrupção no fornecimento de energia para residências, estabelecimentos comerciais e unidades de saúde situadas próximo aos locais das ocorrências.   
“A Energisa conta com equipamentos modernos que permitem realizar manobras no sistema elétrico de maneira remota, ou seja, sem a necessidade de deslocamento de equipes, para minimizar os impactos e restabelecer a energia de forma rápida para o maior número de clientes possível. Mas nem sempre é possível restabelecer todos de uma única vez, devido à complexidade dos estragos”, explica Tiago.

Segurança é prioridade

A Neoenergia Elektro, por sua vez, diz ter o compromisso de priorizar as ocorrências que envolvam a população e comprometam a integridade da rede. Por isso, o foco está em enviar uma equipe com a maior prioridade possível para casos de risco, além de manter um canal direto com a polícia e o Corpo de Bombeiros. A concessionária também realiza a cobrança pelos danos provocados aos ativos da companhia ao agente responsável pela colisão.
Assim como a Energisa, a concessionária orienta a permanência no interior do veículo e o acionamento imediato da concessionária e o Corpo de Bombeiros. “Ao chegar ao local, a equipe da distribuidora avaliará a situação e tomará as providencias necessárias para garantir a segurança do perímetro e as ações necessárias para reparos”, esclarece.
Além disso, a Elektro menciona que trabalha em parceria com as prefeituras em projetos de alteração de arruamento de forma a minimizar riscos à segurança e evitar que o poste fique exposto à colisão, procurando atuar no menor tempo possível, sempre que comunicada. 

SAIBA MAIS
Cidades atendidas pela Energisa na região: Adamantina, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Caiabu, Caiuá, Emilianópolis, Indiana, Inúbia Paulista, Lucélia, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Parapuã, Piquerobi, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Ribeirão do Índios, Sagres, Salmourão, Santo Anastácio e Santo Expedito.
Cidades atendidas pela Neoenergia Elektro na região: Anhumas, Dracena, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Flórida Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Monte Castelo, Nova Guataporanga, distrito de Nova Pátria, Ouro Verde, Pacaembu, Panorama, Taciba, Tarabai, Teodoro Sampaio e Tupi Paulista.

Publicidade

Veja também