Região retrocede e deverá fechar comércio a partir de segunda

Informação foi divulgada pelo Governo do Estado de São Paulo durante coletiva de imprensa, hoje

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 10/06/2020
Horário 13:08
Arquivo | Calçadão de Prudente depois da reabertura do comércio
Arquivo | Calçadão de Prudente depois da reabertura do comércio

A região de Presidente Prudente retrocedeu duas fases no plano de flexibilização da economia e agora se esquadra na categoria vermelha, que é a mais rígida e não permite a abertura do comércio no DRS (Departamento Regional da Saúde) 11, que compreende a região. As medidas passam a valer já na segunda-feira. “Nosso desafio é estar um passo à frente da pandemia, temos que garantir atendimento a todos. São Paulo se preparou profissionalmente e tecnicamente para enfrentar a pandemia”, afirmou o governador João Doria (PSBD) durante coletiva de apresentação da segunda atualização do Plano São Paulo, que acompanha a evolução da doença no Estado.

No encontro, o governador afirmou que apesar do aumento da capacidade de atendimento hospitalar, os novos índices semanais de avanço do coronavírus levaram o Estado a elevar o alerta em praticamente todo o interior paulista. “Estamos salvando cerca de 40 vidas por hora e evitando a contaminação de dez pessoas por minuto. O Plano São Paulo nos guia, orientado pela medicina e com a contribuição do setor econômico para sairmos da crise com previsibilidade, segurança e o maior número possível de vidas salvas”, disse Doria.

Já a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, na coletiva, destacou que o isolamento social é chave nesse processo. Ela firmou que este cenário só se garante com a cooperação da população e também com a liderança dos prefeitos no que chamou de parceria com o governo do Estado.

Vale lembrar que, atualmente, a região de Prudente se enquadrava na fase amarela, que é intermediária, e permite a reabertura do comércio e de shoppings, por exemplo, mas com algumas restrições. O DRS de Marília, que compreende os municípios da nova alta paulista, segue na fase laranja, que permite, com restrições, as atividades comerciais.

Nova avaliação

Na nova avaliação, Presidente Prudente apresentou piora em três dos cinco critérios técnicos do Plano São Paulo. No período mais recente de sete dias, o número de mortes por Covid-19 na região foi de seis pacientes. No intervalo semanal imediatamente anterior, houve quatro óbitos pela doença. Ou seja, o índice de mortes por coronavírus subiu 50% entre os períodos. 

Já a variação nas internações apresentou aumento de 60%. No período mais recente, houve 72 novas internações. No intervalo semanal anterior, esse número foi de 45. Em relação ao número de casos, o crescimento foi de 75%, passando de 79 para 139 novos casos. 

A análise de cada região de saúde é feita com base no cálculo dos índices relacionados à ocupação de leitos de UTI Covid-19, leitos disponíveis por 100 mil habitantes e variação no número de novos casos, internações e mortes. Cada item tem um peso no resultado final, que baseia a classificação de cada região de saúde em uma das cinco fases do Plano São Paulo.

Divisão por DRS
DRS de Presidente Prudente

Alfredo Marcondes
Álvares Machado
Anhumas
Caiabu
Caiuá
Dracena
Emilianópolis
Estrela Do Norte
Euclides Da Cunha Paulista
Flora Rica
Iepê
Indiana
Irapuru
Junqueirópolis
Marabá Paulista
Martinópolis
Mirante Do Paranapanema
Monte Castelo
Nantes
Narandiba
Nova Guataporanga
Ouro Verde
Panorama
Paulicéia
Piquerobi
Pirapozinho
Presidente Bernardes
Presidente Epitácio
Presidente Prudente
Presidente Venceslau
Rancharia
Regente Feijó
Ribeirão Dos Índios
Rosana
Sandovalina
Santa Mercedes
Santo Anastácio
Santo Expedito
São João Do Pau D'alho
Taciba
Tarabai
Teodoro Sampaio
Tupi Paulista

DRS de Marília
Adamantina
Flórida Paulista
Inúbia Paulista
Lucélia
Mariápolis
Osvaldo Cruz

Pacaembu
Pracinha
Sagres
Salmourão

Prefeitura de Indiana revoga flexibilização do comércio
Igrejas se dividem sobre flexibilização da quarentena
MPE esclarece sobre impossibilidade de flexibilização de decreto estadual

 

Publicidade

Veja também