Rotary Sul lança projeto pela radiocirurgia 

Implantação da nova tecnologia menos invasiva para tratamentos oncológicos custa mais de US$ 540 mil 

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/08/2020
Horário 05:15
Amanda Albuquerque - Rotarianos conheceram o aparelho de radioterapia do HRCPP, o acelerador linear 
Amanda Albuquerque - Rotarianos conheceram o aparelho de radioterapia do HRCPP, o acelerador linear 

Representantes do Rotary Club Presidente Prudente Sul lançarão um projeto para conquistar subsídios de clubes de rotarianos de todo o mundo e doações de outros segmentos, para implantar a avançada tecnologia da radiocirurgia no HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente). O tratamento é menos invasivo e até então só é oferecido em Barretos (SP) ou grandes centros como São Paulo.
Na manhã do último sábado, Jair Bernardi, Yoshihiro TomyoshiWagner Hatisuka e Regis Assad – representantes do Rotary – se reuniram com Francelino Magalhães, presidente do HRCPP, Bruna Minotti, física médica e coordenadora da Radioterapia, e José Roberto Custódio Garcia e Mayara Moraes, gerentes do HRCPP, para acertar mais detalhes sobre a criação do projeto, que permitirá a implementação da avançada técnica de radiocirurgia no hospital, avaliada em cerca de US$ 540 mil, por meio do upgrade do acelerador linear – aparelho de radioterapia – da instituição.

Benefícios da radiocirurgia

Dentre os assuntos abordados em reunião, os participantes discutiram os benefícios da implementação dessa nova modalidade de tratamento para a comunidade. Segundo Bruna, trata-se de uma técnica de tratamento precisa e não invasiva, que envolve a aplicação de altas doses de radiação em pequenas frações.
“Atualmente, atendemos 50 pacientes diariamente. Com a implementação da radiocirurgia, poderemos expandir o tratamento para especialidades que não atendemos atualmente, justamente por não possuirmos a radiocirurgia. Precisamos dessa nova técnica para evitar a evasão dos pacientes para outros centros, possibilitando o tratamento integrado em um só local”, expõe Bruna.

PRECISAMOS DESSA NOVA TÉCNICA PARA EVITAR A EVASÃO DOS PACIENTES PARA OUTROS CENTROS, POSSIBILITANDO O TRATAMENTO INTEGRADO EM UM SÓ LOCAL
Bruna Minotti

A coordenadora também explica que o acelerador linear conta com a técnica do IMRT, a Radioterapia de Intensidade Modulada. “Trata-se de uma avançada modalidade de tratamento altamente preciso, que permite administrar altas doses de radiação aos volumes-alvos, minimizando as doses nos tecidos normais adjacentes de forma muito eficaz”, explica Bruna.
A física médica explicou que o IMRT já é um “upgrade” e que a implementação da radiocirurgia permitirá que o equipamento chegue ao seu nível máximo de atuação. Dessa forma, os pacientes da região contarão com tratamento de alta qualidade e tecnologia.

Próximos passos

Agora, o Rotary Club de Presidente Prudente Sul irá elaborar um projeto, buscar parceiros internacionais e pleitear a aprovação junto à Fundação Rotária.

Fotos: Amanda Albuquerque

Rotarya Presidente Prudente Sul faz campanha para implantação da radiocirurgia no Hospital Regional do Câncer
Segundo encontro entre Rotary e HRCPP acertou detalhes sobre o projeto

Rotary Presidente Prudente Sul faz campanha para implantação da radiocirurgia no Hospital Regional do Câncer
Rotarianos e Bruna Minotti, coordenadora do Setor de Radioterapia, durante visita ao local 

SAIBA MAIS

HRCPP credencia serviço de ressonância magnética ao SUS

Prudente inicia transferência inter-hospitalar de pacientes oncológicos ao HRCPP

HRCPP realizará a 1ª hepatectomia videolaparoscópica da região

Estado libera assinatura de convênio com HRCPP

Publicidade

Veja também