SAP prorroga suspensão de visitas presenciais em penitenciárias

Determinação publicada ontem vale até o dia 27 de junho, mas pode ser reavaliada conforme alterações no cenário da saúde pública

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 11/06/2021
Horário 09:37
Foto: SAP
Agendamentos das visitas virtuais nos 178 presídios do Estado foram retomados em março
Agendamentos das visitas virtuais nos 178 presídios do Estado foram retomados em março

A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) prorrogou novamente a suspensão das visitas presenciais nas unidades prisionais do Estado de São Paulo. A determinação, que vale até o dia 27 de junho, foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial.

De acordo com o texto, a suspensão em caráter "emergencial e temporário" tem o objetivo de preservar “as condições sanitárias, de saúde coletiva dos presos e dos servidores penitenciários, da ordem, da segurança e da disciplina das unidades prisionais”, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Ainda conforme a publicação, assinada pelo titular da pasta, coronel Nivaldo Cesar Restivo, a medida será reavaliada a qualquer tempo, considerando alterações no cenário de saúde pública.

A última atualização foi no mês passado, em que a pasta prorrogou a suspensão por mais duas semanas. 

Encontros suspensos

As visitas presenciais estão suspensas como medida de enfrentamento ao contágio da pandemia de Covid-19, após liminar da Justiça publicada em março. A ação foi conduzida pelo Sindasp (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo), que recentemente, reafirmou à reportagem que continua sendo contra o retorno presencial devido à pandemia. 

Diante disso, desde o dia 3 de março foram retomados os agendamentos das visitas virtuais nos 178 presídios do Estado, conforme divulgado pela Administração Penitenciária. “A manutenção ou suspensão das visitas é analisada periodicamente, considerando o cenário de saúde pública  no Estado”, salienta a pasta. 

A secretaria também esclarece que segue determinações do Centro de Contingência do coronavírus e suspendeu atividades coletivas, intensificou a limpeza de áreas, restringiu acesso às unidades e monitora grupos de risco.

SAIBA MAIS

Liminar suspende visitas a penitenciárias da região

SAP prepara plano para retomar visitas presenciais

Sindasp pede que suspensão de visitas em presídios seja mantida

Covid ataca mais servidores que presos na região de Prudente

Veja também