Sátira sobre ganância encerra hoje o Fentepp

Último dia de programações é marcado por espetáculo no Parque do Povo e no Sesc, além da tradicional Feira do Rock

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 20/11/2022
Horário 07:00
Foto: Stephanie Lauria
Os Geraldos chega ao palco do Teatro Paulo Roberto Lisbôa, com seu mais novo espetáculo “Ubu Rei”
Os Geraldos chega ao palco do Teatro Paulo Roberto Lisbôa, com seu mais novo espetáculo “Ubu Rei”

O último dia de Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente), neste domingo, é marcado por uma sátira ao poder, ao autoritarismo e à ganância. O grupo Os Geraldos chega ao palco do Teatro Municipal Paulo Roberto Lisbôa, no Centro Cultural Matarazzo, às 20h, com seu mais novo espetáculo “Ubu Rei”, dirigido pelo renomado Gabriel Villela.
O texto é uma adaptação da peça escrita pelo francês Alfred Jarry, em 1896, com tradução de Bárbara e Gregório Duvivier. Nele, o Pai e a Mãe Ubu planejam o assassinato do rei da Polônia e, assim que usurpam o trono, exercem o poder com selvageria e autoritarismo.
Como um delírio universal sobre o fascismo no mundo, a peça musical, que ganha vida nas vozes de 14 atores, é uma sátira da estupidez, da ganância e do poder obtido por usurpação e exercido com tirania, por meio da beleza e do humor ácido e inteligente que remetem ao momento histórico do mundo.
Mais cedo, às 15h, a Cia La Leche apresenta nos palcos do Sesc Thermas a trajetória de Luan, uma criança que, por medo do olhar alheio, passa a perceber a realidade com lente de aumento. Fala com bichos, estuda em casa e deseja conhecer o mundo através de sua janela. Dirigido por Cris Lozano, “Existo!” fala da descoberta da existência, do primeiro olhar para si, a partir da ideia de quem se é e de quem se quer ser no mundo. 
E o Parque do Povo também recebe espetáculo no último do Fentepp. Por lá, quem se apresenta é o Grupo Pandora de Teatro, com “Nina e a Cidade que Perdeu o Vento”, a partir das 16h. Na peça, uma garota que trabalha com entregas no Brasil durante a pandemia parte em sua jornada fantástica para levar uma importante encomenda até um lugar muito distante: a cidade que perdeu o vento. O espetáculo ocorre próximo aos quiosques de alimentação.
Também às 16h, na Sala de Convivência do Matarazzo, o show performance “Quem Foi Que Me Chamou de Louca?” conta a história da mãe e artista de classe média Juliana Zanutto e da poeta lésbica e de classe baixa Mariana Vieira. Entre medicações, internações, crises e terapia, o espetáculo ilustra a trajetória de mulheres que, diferente dessas, não tiveram a oportunidade de serem ouvidas e tiveram seus direitos violados e suas vidas ceifadas pelos manicômios brasileiros.

Domingo é dia de rock!

Quem passa pelo Matarazzo, neste domingo, participa da tradicional Feira do Rock, em edição especial promovida pelo Fentepp. Das 9h às 13h, haverá food trucks, expositores de carros antigos, motoclubes, além da venda de camisetas, vinil e artesanato. Tudo isso ao som do bom e velho rock’n’roll.
Quem comanda o som é a banda Use Your Destruction, que traz grandes clássicos do Guns N’ Roses para Presidente Prudente. 


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

Espetáculo adulto
“Ubu Rei”
Companhia: Os Geraldos
Domingo (20), às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa (Matarazzo)
Classificação: 18 anos
 
Espetáculo infantojuvenil
“Existo!”
Companhia: Cia La Leche
Domingo (20), às 15h, no Sesc Thermas
Classificação: Livre
 
Ruas e praças
“Nina e a Cidade que Perdeu o Vento”
Companhia: Grupo Pandora de Teatro
Domingo (20), às 16h, no Parque do Povo
Classificação: Livre
 
Atividades paralelas
Feira do Rock
Domingo (20), às 9h, na Área Externa do Centro Cultural Matarazzo
Classificação: Livre
 
Show Performance “Quem Foi Que Me Chamou de Louca?”
Com Cia. das Loucas
Domingo (20), às 16h, na Sala de Convivência do Centro Cultural Matarazzo
Classificação: Livre
  
Fellipe Oliveira

Encenado pela Cia La Leche, “Existo!” fala da descoberta da existência, do primeiro olhar para si

Publicidade

Veja também