Somadas, 12 cidades da região contabilizam mais de 9,6 mil casos de dengue em 2023

Prudente puxa fila dos municípios com o maior número de casos e óbitos, porém, não informa quantas pessoas aguardam resultado de confirmação ou não da doença

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 01/04/2023
Horário 04:05
Foto: Freepik
Dengue avança na região oeste do Estado
Dengue avança na região oeste do Estado

Levantamento realizado pela reportagem de O Imparcial junto a 12 cidades da região de Presidente Prudente indica que 9.631 casos de dengue foram contabilizados de janeiro a março deste ano. Os dados são referentes aos últimos boletins epidemiológicos divulgados pelas administrações municipais de Álvares Machado, Indiana, Junqueirópolis, Martinópolis, Pirapozinho, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Taciba e Teodoro Sampaio. Neste recorte regional, 1.690 pessoas aguardam o resultado do teste. Até o momento, houve 11 óbitos confirmados em decorrência da dengue. Um caso fatal, em Junqueirópolis, segue sob suspeita. 
Maior cidade do oeste paulista, Presidente Prudente puxa a fila dos municípios com o maior número de registros confirmados, 5.846, e óbitos, sete, porém, a Comunicação do município não informa quantas pessoas aguardam resultado de confirmação ou não da doença, que tem como vetor o mosquito Aedes aegypti. A reportagem questionou se havia alguma justifica para a não divulgação do dado e obteve um simples “não” como resposta. 
Chama a atenção a quantidade de casos de dengue em cidades de pequeno porte, como em Álvares Machado e em Indiana. Em Machado, neste ano, foram 1.344 casos positivos e três óbitos por conta de dengue até o momento. Já em Indiana, foram confirmados 398 registros, porém, felizmente, nenhuma pessoa se perdeu por conta da enfermidade. 

CONFIRA O LEVANTAMENTO: 

Município:

Número de casos positivos em 2023:

 Casos suspeitos:

Mortes:

Álvares Machado

1.344

119

3

Junqueirópolis

244

144

1*

Indiana

398

5

0

Martinópolis

113

15

1

Pirapozinho

545

501

0

Presidente Epitácio

329

305

0

Presidente Prudente

5.846

Não informado

7

Presidente Venceslau

101

15

0

Rancharia

356

412

1

Regente Feijó

210

24

0

Taciba

72

21

0

Teodoro Sampaio

73

129

0

Total:

9631

1690

12

Fonte: consulta aos municípios.

*caso sob suspeita

Ações de combate

Em Presidente Prudente, maior cidade regional, a administração municipal tem tomado uma série de medidas para combater a transmissão da dengue, que incluem o BCC (Bloqueio e Controle de Criadouros), intensificação casa a casa, mutirão de limpeza, palestras em empresas, escolas e orientação em igrejas e comércio. Além disso, a cidade irá realizar nebulização costal e ampliar o atendimento à população nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) e ESFs (Estratégia Saúde da Família), com a instalação de três pontos de apoio para assistência aos pacientes de dengue: um deles fica no Centro Cultural Matarazzo.
Para divulgar as medidas de prevenção, a cidade irá expor faixas orientativas e publicar informativos nas mídias e redes sociais, além de realizar campanhas educativas com passeatas no calçadão e mobilização da comunidade com envolvimento do Rotary Sul, dos escoteiros Guayporé, igrejas e escolas. 
A Prefeitura informa que as ações operacionais de controle de criadouros e combate ao Aedes são priorizadas nas áreas de maior transmissão da doença, mas o objetivo é ampliá-las para todas as áreas da cidade.

Venceslau

Em Presidente Venceslau, por exemplo, o município intensificou as ações de combate ao mosquito-vetor com atividades de campo para controle de criadouros e conscientização junto à população. Segundo a administração local, durante a Semana Estadual de Combate às Arboviroses, a Vigilância Epidemiológica Municipal visitou escolas para divulgar a campanha "Dez Minutos Salvam Vidas", com orientações sobre como buscar criadouros do mosquito. 
Uma ação de panfletagem foi realizada na região central da cidade e foram disponibilizadas caçambas em pontos estratégicos para o descarte de materiais inservíveis que possam se tornar criadouros. A população é orientada a manter a caixa d'água fechada, retirar pratinhos de plantas, tampar tonéis e barris de água, limpar as piscinas, manter vasos sanitários tampados, remover materiais e objetos que possam acumular água e acondicionar os resíduos em lixeiras tampadas.

Machado

Em Álvares Machado, por sua vez, a equipe da Vigilância Epidemiológica do município está potencializando as ações de prevenção e controle da dengue. Diariamente, agentes do órgão realizam orientações de casa em casa, com o objetivo de frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, o órgão municipal realiza serviços de recolhimento de entulhos descartados de forma inadequada pela população. No entanto, o município frisa que é importante ressaltar que eliminar a dengue é responsabilidade de todos e, por isso, a colaboração da população é imprescindível. “A Vigilância Epidemiológica pede que a população faça a limpeza correta de seus quintais e terrenos, eliminando todos os tipos de materiais inservíveis que possam acumular água, e não reserve água da chuva”, relata, em nota, o município. 

Martinópolis

Já em Martinópolis, a administração local também adotou medidas no combate ao Aedes aegypti, como reuniões com diretores e encarregados dos departamentos, divulgação em rádios e mídias sociais, atividades nas escolas, notificação imediata de suspeitos, bloqueio e controle de criadouros, distribuição de panfletos, discussões com o Conselho Municipal de Saúde e as equipes de saúde, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes pelas unidades, além de comunicação para as igrejas. Os munícipes também são orientados a colaborar com o Departamento eliminando recipientes que possam se tornar criadouros e procurar imediatamente uma unidade de saúde em caso de sintomas.

Pirapozinho

Dentre as medidas adotadas em Pirapozinho destaca-se o bloqueio contra criadouros, que consiste na inspeção de imóveis e aplicação de larvicidas em pontos estratégicos e imóveis especiais. Além disso, a nebulização casa a casa e veicular, arrastões e termonebulizações em bueiros e áreas abertas e verdes têm sido realizados para combater o mosquito transmissor no município. De acordo com a administração municipal, a fiscalização em borracharias, ferro velhos e terrenos baldios também foi intensificada, com notificações e multas em imóveis abandonados. Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, atividades educativas estão sendo realizadas na rede municipal de ensino.

Rancharia

Em Rancharia, em seu turno, a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores de Rancharia adotaram diversas medidas para combater o aumento de casos de dengue no município: além de disponibilizar um centro de atendimento específico para pacientes com sintomas da doença, o governo local realiza nebulizações e arrastões em diferentes bairros, visitando casas e eliminando possíveis criadouros do mosquito. As ações contam com a participação de agentes comunitários de saúde e cooperativas, e a população é incentivada a colaborar no combate à dengue.

Regente Feijó

Segundo as informações repassadas pelo município de Regente Feijó, a administração municipal está intensificando ações de combate à dengue. As equipes de saúde realizam, nas últimas semanas, diversas atividades, incluindo visitas em residências com moradores em horários diferenciados e finais de semana. Acrescenta-se também o aumento do número de notificações e aplicação de multas em locais com reincidência de falta de limpeza ou organização do quintal, ações nas escolas, orientações em unidades de saúde, bloqueios contra criadouros e nebulização diária com arrastões, e intensificação das informações para a população através de mídias locais e redes sociais.

Foto: Arquivo/Secom

Prudente instalou três pontos de apoio para assistência aos pacientes de dengue; um deles fica no Matarazzo

CONFIRA TAMBÉM:

Em três dias, Matarazzo realiza 621 atendimentos a pacientes com sintomas de dengue

Centro de atendimento a pacientes com dengue no Matarazzo registra 70 atendimentos na 1ª manhã

Rancharia intensifica ações para combater avanço da dengue

Menina de 6 anos morre com suspeita de dengue em Junqueirópolis

Regente Feijó intensifica ações de combate à dengue

Diante de epidemia de dengue, advertências e multas por falta de limpeza em imóveis crescem 15,55% em PP

Publicidade

Veja também