Sucesso digital: Belmiro d’Arce

Médico prudentino tem levado informações sobre saúde às redes sociais; vídeo sobre coronavírus atingiu 12 milhões de visualizações no Facebook

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 05/07/2020
Horário 06:25
Arquivo: Médico usa as redes sociais para dar dicas de saúde
Arquivo: Médico usa as redes sociais para dar dicas de saúde

Em épocas de pandemia, a preocupação com a saúde nunca foi tão grande, principalmente ao enfrentar uma doença totalmente nova. Sendo assim, quanto mais informação correta sobre como agir, melhor é. Com o vídeo intitulado “Coronavírus: em 6 minutos aprenda a tratar se adoecer”, o médico pediatra e homeopata Belmiro d’Arce, de Presidente Prudente, ultrapassou a marca de 12 milhões de visualizações no Facebook nos últimos dias. Sucesso digital, o profissional tem levado informações à população pelas redes sociais, sobretudo no Facebook, a fim de contribuir.

Nesse vídeo em específico, até a última sexta-feira, por exemplo, além das visualizações havia cerca de 53 mil curtidas, 5,6 mil comentários e 188 mil compartilhamentos. Mas, não é de hoje e não só motivado pela Covid-19 que o médico tem utilizado o espaço digital. À reportagem, Belmiro destaca que usa as redes para dar orientações que ensinam as pessoas a cuidar bem do próprio corpo.

“São práticas simples, porém, essenciais para que o corpo funcione bem e seja resistente, para não adoecer e para suportar as agressões da vida, inclusive por parte dos vírus: hidratação, alimentação, exercícios físicos, descanso físico e mental, confiança em Deus. Nos últimos meses tenho dado informações sobre o coronavírus”, completa.

E ciente que as redes sociais proporcionam oportunidades de promover a saúde alcançando um número muito grande de pessoas, de maneira direta, rápida, continuada, e sem custo financeiro para elas, foi exatamente esse propósito que despertou a ele a vontade de compartilhar informações.

Informações essas que têm tido um bom alcance. Questionado, ele atribuiu à repercussão o fato de falar sobre as situações de sofrimento, sintomas e doenças vividas pelas pessoas em seu dia a dia, apresentando as causas e as soluções definitivas dos problemas, “numa linguagem simples e direta. As pessoas estão cansadas e decepcionadas com os tratamentos paliativos”, observa.

 

COMBATE ÀS FAKE NEWS

Mas quando o assunto são as fake news, as chamadas notícias falsas, as rede social é um espaço muito utilizado por essa prática ruim. Contudo, o médico lembra que a existência de conteúdos falsos não elimina o valor das mídias sociais como meio de informação e aprendizado das pessoas. Muito pelo contrário.

“Informações falsas existe em todos os veículos de comunicação, livros, revistas, jornais, salas de aula, nas conversas. Cada um é responsável pelo que publica e as pessoas devem ser capazes de identificar o que é falso e escolher o que é bom”, completa. Além disso, conhecendo tal histórico, e daí que vem a importância de compartilhar dados verídicos, ainda de acordo com o especialista.

DE OLHO NA COVID-19

Mas voltando ao assunto principal do dia a dia, e que foi o vídeo de maior sucesso do médico, em tal postagem, Belmiro afirma em vários momentos que cuidar da imunidade é um dos pontos chaves para se prevenir contra a Covid-19.

À reportagem, ele reafirma que é a principal medida. “Quando a imunidade não funciona nada resolve. Todas as intervenções para tratar um problema de saúde dependem do sistema imunológico viabilizar o processo de cura, mesmo quando os medicamentos são usados. Por sua vez, o bom funcionamento do sistema imunológico depende da maneira como a pessoa cuida do seu corpo, dos hábitos que tem: o que come, bebe, pensa, sente...”, frisa.

Mas tudo isso precisa ser ensinado e aprendido pelas pessoas. Ele acredita que o caminho para a conquista de saúde, bem-estar e longevidade é o conhecimento. “Assim, ensinar sobre saúde é minha razão para usar as mídias sociais”, finaliza.

Antenor Pavarina recebe alta da UTI e se recupera da Covid
Anastácio contabiliza mais duas mortes por Covid-19
Dos 837 casos positivos, 575 pacientes estão curados da Covid-19 em Prudente
Laboratório da Unoeste realiza exame de Covid-19 por drive-thru
ANS torna obrigatória cobertura de teste de Covid por planos de saúde
HR de Prudente inaugura 10 novos leitos e dobra capacidade de UTI para Covid-19

 

 

Publicidade

Veja também