Vagão de trem histórico ganha novo lar em Prudente

Veículo estava abrigado no IBC Centro de Eventos e foi transferido no domingo para o museu municipal

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 25/08/2020
Horário 03:34
 Weverson Nascimento - Este foi o último transporte de passageiros que circulou nas linhas da antiga Estrada de Ferro Sorocabana 
Weverson Nascimento - Este foi o último transporte de passageiros que circulou nas linhas da antiga Estrada de Ferro Sorocabana 

Ontem, o Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto passou a abrigar mais um importante símbolo de história e desenvolvimento regional, um clássico vagão de trem do século XX. O último transporte de passageiros que circulou nas linhas da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, em Presidente Prudente, estava instalado no IBC Centro de Eventos
De acordo com o titular da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), Paulo Silvio da Costa Sanches, o vagão faz parte da história de Prudente e região, e tem tudo a ver com a nova casa. O objetivo dessa mudança, além de preservar e valorizar a sua história, é também proporcionar um novo atrativo para o museu, o qual já planeja a realização de atividades culturais e educativas dentro do vagão. “A ideia é criar a Estação Museu”, comenta o secretário. 

“O OBJETIVO DESSA MUDANÇA, ALÉM DE PRESERVAR E VALORIZAR A SUA HISTÓRIA, É TAMBÉM PROPORCIONAR UM NOVO ATRATIVO PARA O MUSEU, O QUAL JÁ PLANEJA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS E EDUCATIVAS DENTRO DO VAGÃO”
Paulo Silvio da Costa Sanches

Conforme noticiou este diário, o transporte de passageiros ganhou um novo direcionamento quando foi concedido ao município pelo DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), em janeiro de 2016. Em maio daquele mesmo ano, foi transferido para o IBC, antigo Instituto Brasileiro do Café, com o auxílio de um guindaste e de uma carreta. A estrutura, que ficou abandonada por longos e incontáveis anos, foi totalmente revitalizada sem comprometer o design original. No entanto, segundo Paulo, no IBC o vagão era pouco utilizado, vivia fechado e era aberto somente em eventos.

Processo de tombamento

Além de abrigar a nova figura luxuosa, no espaço a qual está instalado o vagão, será feito um trabalho de paisagismo, assim como vem sendo feito em todo o ambiente externo do Museu e Arquivo Histórico, que passa por um processo de revitalização. Na próxima sexta-feira, segundo o secretário, será encaminhado ao Comudephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico) uma solicitação para o início do processo de tombamento histórico do transporte do século XX.
Para a transferência do vagão, que foi realizada no domingo, o município contou com apoio da empresa Eleve - Transportes e Locação Ltda; Energisa Sul-Sudeste; operadoras de telefonia móvel – Vivo e Claro; provedoras de internet – Assim e Cabo Net; Polícia Militar; Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública); além da equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Cultura. 
O novo espaço só será liberado após o fim das obras, alinhada ao plano de retomada das atividades no município. 

 

Publicidade

Veja também