Viaturas: Baep reforça  treinamento em quatro rodas

Efetuar manobras em curvas, desvios e frenagem em alta velocidade englobam os desafios da profissão

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 02/10/2020
Horário 04:15
Roberto Kawasaki - Baep é equipado com viaturas Chevrolet Trailblazer Roberto Kawasaki - Baep é equipado com viaturas Chevrolet Trailblazer Imagem: Roberto Kawasaki - Baep é equipado com viaturas Chevrolet Trailblazer

“Treinamento” é a palavra-chave para aperfeiçoar determinada habilidade. É com esse objetivo que o 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) realiza constantes encontros entre as equipes, a fim de preparar ainda mais os militares no combate ao crime. Nesta semana, a reportagem teve a oportunidade de acompanhar o exercício do batalhão, desenvolvido em quatro rodas: com viaturas! 

Geralmente, o treinamento com os veículos ocorre em pistas abertas, distantes de locais que possam oferecer riscos. No entanto, para que O Imparcial pudesse registrar a matéria, o circuito reduzido foi montado no pátio do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), em Presidente Prudente.

De acordo com o capitão-PM Bruno Piva de Castro, o desafio consiste em fazer curvas, desvios que simulem pedestres na frente da viatura [uso de cones], alguns com um pouco mais de velocidade até o momento de uma frenagem brusca. 

Segundo Piva, a velocidade máxima empregada pelos veículos segue conforme as normas de trânsito. No entanto, no atendimento de ocorrência, desde que esteja com o sinal luminoso e sonoro ligados, o militar tem prioridade na via.

“O conceito de direção defensiva preconiza que o condutor de uma viatura ou qualquer outro, não tenha apenas que se preocupar com a condução do veículo dele, mas com os pedestres e demais automóveis” explica Piva. 

Além do mais, o capitão lembra da importância em estar atento aos riscos, como pista molhada, poeira e buracos.

“[O policial] dirige prevendo o que pode acontecer”, afirma. “Em resumo, a direção defensiva é dirigir com seus cuidados, prevendo o que os demais usuários podem fazer para antecipar uma eventual colisão, dano ao patrimônio público, até própria vida e a de terceiros que se envolvem num acidente”, expõe. 

Treino traz resultados

Equipado com viaturas Chevrolet Trailblazer, de aproximadamente 2 mil kg, o Baep percorre todas os municípios da região, uma soma às demais equipes de policiamento.

Conforme o tenente-coronel, PM Mário Sérgio Nonato, comandante do 8º batalhão, a intensificação do treinamento acompanha a evolução da criminalidade, que se prepara com maior poder de fogo. “O ideal é que [o aperfeiçoamento] seja cada vez mais intenso para que ele [o policial] aja nos momentos críticos e tenha resultado melhor”, afirma. 

De acordo com o comandante, além do preparo com viaturas em quatro rodas, os policiais também participam de situações que simulam gravidade em locais de alto risco, por exemplo.

“Quanto mais investir em treinamento, melhor será no momento da ação”, salienta. “Eles aprendem a como chegar ao local, analisar o ambiente da ocorrência, o que é importante para que não seja pego de surpresa numa forma em que se programou para um determinado cenário, e que quando chegou lá a situação era outra”, explica. 

“A Polícia Militar tem como missões proteger as pessoas, aplicar a lei, combater a criminalidade e preservar a ordem pública. Nesse sentido, fazemos principalmente o policiamento preventivo, com efetivo de alto treinamento com armas e viaturas para que o crime não venha atuar na nossa região”, considera Nonato, que lembra da colaboração que as medidas trazem para que Presidente Prudente esteja entre as mais seguras do país. 

Fotos: Roberto Kawasaki

8º baep reforça treinamento em viaturas
Capitão Piva explica conceito de direção defensiva

8º baep reforça treinamento em viaturas
Nonato relaciona treino à melhor segurança da região

SAIBA MAIS

Soldado Fama: na  condução da viatura

Canil do 8º Baep

Desde a instalação, 8º Baep é destaque em flagrantes na região de Prudente

8º Baep reforça treino para controle de multidões

Cavalaria do Baep simula missão no Quartel

Veja também