17 de agosto de 2013 às 08h01 - Prudente
Imprimir
RSS

Sorteio de 1.121 casas populares ocorre hoje

por Elaine Soares-DA REDAÇÃO

Temos a preocupação de entregar os imóveis para quem realmente precisa.

 

Hoje, 1.121 famílias de Presidente Prudente realizarão o sonho da casa própria. O nome dos contemplados escolhidos entre uma lista com 7.649 selecionadas, será conhecido ainda esta manhã, em sorteio a ser realizado a partir das 9h, no Estádio Municipal Paulo Constantino (Prudentão), cujos portões serão abertos às 7h30 ao público que desejar acompanhar de perto o processo. Aqueles que estiverem com o nome nas urnas, mas não puderem comparecer ao sorteio, poderão ter acesso ao resultado ainda hoje, por meio da internet e, posteriormente, em atos oficiais.

Casas do Residencial Tapajós serão as primeiras a ser entregues

A Prefeitura estima que até maio do ano que vem, todos os favorecidos com os imóveis – construídos dentro do programa Minha Casa, Minha Vida -, estejam com a chave em mãos. A Prefeitura prevê um novo sorteio, com a entrega de mais 2,3 mil casas populares no Conjunto Habitacional João Domingos Netto, para o final de 2014.

O titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan), Laércio Batista de Alcântara, explica que, ao todo, três “aquários” estarão postados em meio ao gramado com o nome dos concorrentes. Isto porque, 5% das moradias, ou 56 casas, serão destinadas aos deficientes físicos e outras 56, aos idosos com idade acima de 60 anos. Uma terceira urna será geral, contendo os quase 8 mil inscritos que tiveram os nomes publicados em atos oficiais de O Imparcial, recentemente.

Os felizardos que tiverem seus nomes chamados no sorteio de hoje ainda não levarão as chaves da residência. Isto porque, a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal (CEF), financiadora do programa, querem se certificar de que os contemplados se encaixam nos critérios, previamente estabelecidos, para aquisição das moradias. “Verificaremos, novamente, a situação de cada titular. Mesmo que todos já estejam inscritos no CadÚnico [Cadastro Único para Programas Sociais], temos a preocupação de entregar os imóveis para quem realmente precisa. Então, informações serão cruzadas e confirmadas antes que o sorteado tome posse da casa”, coloca. Conforme Alcântara, entre outras exigências, para tomar posse da casa, o beneficiado deverá comprovar residência de, pelo menos, três anos em Prudente; ser de família carente onde os titulares não possuam imóveis próprios – como casas e terrenos – com renda bruta de até R$ 1,6 mil e não sustentem dívida relacionada a tributos federais. O secretário destaca que “não serão desclassificados” os sorteados cujo nome constar no banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa.

Todos serão convocados a apresentar documentos comprobatórios em local e horário a ser divulgado posteriormente.

 

Suplentes

No evento de hoje, também serão sorteados 1.121 suplentes. A Seplan estima que todo o processo leve em torno de 5 horas. Como publicado em O Imparcial, o sorteio será realizado por uma comissão formada por representantes dos poderes Executivo e Legislativo, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Municipal de Habitação e da associação de moradores.

 

Entrega das casas

Ainda segundo o titular da Seplan, estima-se que as 227 casas populares localizadas no Residencial Tapajós sejam as primeiras a ser entregues, em 90 dias após o sorteio. As 162 do Jardim Bela Vista I serão ocupadas até dezembro, seguidas pelas 330 do Residencial Panorâmico e, por fim, até maio de 2014, os titulares das 402 moradias do Residencial Cremonezzi devem tomar posse de seus imóveis. “Será feito um trabalho técnico social com as famílias contempladas. As assistentes sociais as acompanharão nesta nova fase, ensinando a como usar o aquecedor solar, auxiliando-as em relação à escola das crianças, enfim, elas não estarão desamparadas”, garante.

 

SERVIÇO

RESULTADO

Segundo o chefe da Seplan, a lista com o nome dos contemplados poderá ser acessada no site oficial da Prefeitura: www.presidenteprudente.sp.gov.br. Ela também será divulgada pelo município em rede social.