Avanço da imunização contra a Covid-19

Embora o governo paulista preveja a imunização de pessoas de 30 a 34 anos nesta semana, há cidades vacinando na faixa etária entre 18 e 28 anos

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 23/07/2021
Horário 04:22
Foto: Arquivo
Há cidades regionais vacinando a faixa etária entre 18 e 28 anos
Há cidades regionais vacinando a faixa etária entre 18 e 28 anos

Embora o calendário de vacinação do Estado de São Paulo preveja a imunização de pessoas de 30 a 34 anos nesta semana, há municípios da região que já estão com os cronogramas mais avançados, inclusive atendendo jovens acima de 18 anos. Deste ponto de vista, é relevante mencionar que todos os municípios da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo já vacinaram acima de 45% da sua população geral, conforme o ranking do Vacinômetro desta quinta-feira. 
Hoje, sexta-feira, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início à aplicação da primeira dose ou dose única da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 27 anos. Conforme balanço da administração, a cidade tem cerca de 410 pessoas nesta faixa etária. O público em específico pode ir até o CIS (Centro Integrado de Saúde), contudo, a pasta recomenda que o pré-cadastro seja feito no site www.vacinaja.sp.gov.br, pois assim o processo de vacinação terá uma maior agilidade.
“A Secretaria de Saúde observa que em relação às notificações recebidas pela Santa Casa e pela Central Covid-19 houve uma diminuição, principalmente na faixa etária dos idosos”, pontua o Executivo sobre os índices do novo coronavírus. No entanto, mesmo ofertando imunizantes que salvam vidas, enfatiza que houve recusa por parte de algumas pessoas. “A pasta observou uma recusa por parte dos munícipes, principalmente em relação à vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica Sinovac. Notícias falsas prejudicam muito o sucesso da campanha”, esclarece o Executivo adamantinense.
Nesta semana, o município de Santo Anastácio está imunizando sua população na faixa etária de 22 anos ou mais. “Quando começou a vacinação por comorbidade a demanda foi baixa referente à quantidade de vacinas que chegava. Assim que foi liberado para imunizar pessoas sem comorbidades, começamos uma vacinação imediata”, atribuiu o Executivo sobre o avanço na imunização.
O município informa que pretende concluir a campanha o mais rápido possível, mas adianta que tudo depende da quantidade de vacinas recebidas. A administração acrescenta que a imunização contra a doença melhorou os índices da Covid-19 no município. Para a próxima semana, a cidade pretende imunizar a faixa etária com 19, 20 e 21 anos. 
Outro município que também está na faixa etária dos 22 anos é Presidente Venceslau. “O governo está cumprindo o cronograma dele, e toda semana chega grade de vacina e isso nos proporciona abaixar mais rápido a faixa etária”, pontua o Executivo. A administração venceslauense reforça que os quantitativos recebidos são suficientes, e, por vezes, conseguem imunizar até mais do que é previsto para faixa etária. Este fator ocorre, segundo a Prefeitura, porque alguns munícipes mudaram da cidade ou mesmo em razão daqueles que não aderiram à vacina. 
Segundo o Executivo venceslauense, é de interesse notar que a “imunização de rebanho” ajuda e evita a transmissão do vírus, protegendo mais a população. “Quanto maior a população vacinada, menor a circulação do vírus. Os nossos índices vêm diminuindo mais e mais, e acreditamos que seja devido aos reflexos da vacinação. Hoje [quinta-feira] mesmo, tivemos apenas um caso positivo”, informa a administração.

À frente do plano estadual

Em Dracena, o cronograma de vacinação da Covid-19 avançará um pouco mais frente ao PEI (Plano Estadual de Imunização). Nesta quinta-feira, segundo a Prefeitura, as pessoas com 28 anos já podiam receber a imunização. “Dracena está prestes a atingir 40 mil doses da vacina”, acrescentou o Executivo.
A Secretaria Municipal de Saúde de Sagres também iniciou nesta quinta-feira a vacinação contra o novo coronavírus na população com 28 anos ou mais. Por meio das redes sociais, a pasta adiantou a necessidade de portar documentação pessoal e comparecer à Unidade Saúde da Família de Sagres das 7h às 17h.  “Conseguiremos avançar para segurança de todos os jovens e suas famílias”.
Em Piquerobi, os jovens de 18 anos já podem ser vacinados contra a Covid-19. “Sem dúvidas é um dos dias mais importantes desde o início da pandemia em nossa cidade. Vá até o Centro de Saúde, leve seus documentos e receba esta dose de esperança”, salienta a administração municipal nas redes sociais.

SAIBA MAIS

Municípios da região têm mais de 45% da população vacinada

Vacinação contra Covid-19 completa 6 meses em Prudente

Grávidas e puérperas de SP que tomaram vacina da AstraZeneca vão receber 2ª dose da Pfizer

Unidos pela Vacina faz doação à saúde de Prudente

Agilização da vacinação

Mais de 540 mil vidas perdidas... E ainda há quem se recuse a tomar a vacina!

Veja também