Donos de bares e restaurantes afirmam estar “no limite”

Estabelecimentos estão há mais de 150 dias fechados; “Chega! Vamos bater o recorde mundial de paralisação! Não aguentamos mais!”, dizem proprietários

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 26/08/2020
Horário 04:00
Sinomar Calmona - José Antonio Fernandes, da Dona Oliva: “Hoje há um preparo maior”
Sinomar Calmona - José Antonio Fernandes, da Dona Oliva: “Hoje há um preparo maior”

Diante da pandemia da Covid-19, a quarentena foi decretada no dia 22 de março, em todo o território do Estado de São Paulo, conforme documento assinado pelo governador João Doria (PSDB). De lá para cá, setores de atividade econômica foram obrigados a fechar, até que em junho, o Executivo estadual adotou o Plano São Paulo, que separou a análise por região, possibilitando assim a abertura de alguns estabelecimentos, conforme a cor classificada. Mas, nesse cenário, bares e restaurantes do DRS (Departamento Regional da Saúde) 11 de Presidente Prudente já somam mais de 150 dias fechados, fazendo com que os proprietários afirmem estar “no limite”. Isso porque, a abertura de tais estabelecimentos só está listada na fase três do plano.
A situação ficou ainda mais explícita ao longo desta semana, uma vez que um grupo de empresários da cidade se reuniu, representando toda a classe prudentina, para discutir o problema. “Chega! Vamos bater o recorde mundial de paralisação! Não aguentamos mais!”. Esse foi o resumo da fala deles e do que foi entendido no encontro, diante do que todos enfrentam em meio ao fechamento comercial.

Os proprietários de bares e restaurantes afirmam estar “no limite”

Mas, mais que pontuar os problemas, eles buscam se mobilizar para serem ouvidos. José Antonio Fernandes, que é proprietário da pizzaria Donna Oliva, e um dos representantes, resume que a ideia de tudo é fazer com que os líderes governamentais possam rever os critérios adotados para cada fase do Plano São Paulo. Para ele, são regras que colidem com o funcionamento justo. “Muita coisa mudou desde o início da pandemia, até mesmo a forma médica de lidar com a doença. Hoje há um preparo maior”, completa.

Principais questionamentos dos empresários:

- Você sabia que nenhum lugar do mundo ficou tanto tempo fechado pela pandemia igual à nossa região?
- Você sabia que mesmo nas fases laranjas e vermelhas de outros Estados, bares e restaurantes podem manter o seu funcionamento?
- Você sabia que um restaurante saudável financeiramente pode falir com mais de 16 dias fechado?
- Você sabia que o delivery não dá faturamento suficiente para mantermos nossas operações e nossos funcionários?
- Você sabia que todos os procedimentos adotados pela pandemia por outras empresas, como luvas, máscaras, polimento de talheres e pratos com álcool já são usados diariamente, pois a nossa vigilância é a mais rígida do mundo?

SAIBA MAIS
O DRS-11 de Presidente Prudente opera na fase laranja do Plano São Paulo desde o dia 6 de julho, ou seja, há quase dois meses. E como noticiado por este diário na última edição, representantes regionais solicitaram ao Executivo estadual que seja feita uma reavaliação regional, a fim de que o departamento seja colocado na fase amarela. No ofício, eles fazem uma comparação, com base nos números da Secretaria Estadual de Saúde, com outros DRSs que possuem números piores que Prudente e, mesmo assim, estão na fase três do plano. O Estado, por sua vez, disse que a demanda será encaminhada ao Centro de Contingência do Coronavírus, para que seja feita uma análise.

MAIS INFORMAÇÕES

Representantes solicitam inserção do DRS de Prudente na fase amarela

Esportes com contato físico são liberados em cidades na fase amarela do Plano SP

DRS de Marília regride e toda a região de Prudente opera na fase laranja

Estado autoriza funcionamento de estabelecimentos por 8 horas na fase amarela

Publicidade

Veja também