Ecopontos viram centros de descarte incorreto

Semea tomou providências após moradores terem depositado entulhos fora do dia e horário de funcionamento

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 16/10/2020
Horário 06:18
Sinomar Calmona - Comunidade tem descartado lixo fora do horário de funcionamento
Sinomar Calmona - Comunidade tem descartado lixo fora do horário de funcionamento

O que era para ser um local destinado ao descarte correto de materiais obsoletos, tornou-se uma verdadeira “caçamba de entulhos”. Os ecopontos, instalados para recebimento de descartes como eletrodomésticos, televisores e aparelhos eletrônicos, por exemplo, estão à disposição da comunidade em três locais de Presidente Prudente. No entanto, essas áreas não estão sendo utilizadas de forma correta pela comunidade, o que tem causado mal-estar.

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, moradores fazem descartes aos finais de semana e fora do horário de serviço, principalmente à noite.

Diante disso, deixam os materiais nas ruas e calçadas – situação que piora ainda mais em dias chuvosos, uma vez que os entulhos são carregados para as bocas de lobo. “É uma prática que tem sido muito recorrente”, lamenta o titular da pasta.

De acordo com o secretário, devido à situação foi necessário encaminhar um ofício à Polícia Militar para pedir reforço no patrulhamento pelas imediações dos ecopontos, a fim de coibir a prática.

“Não tem explicação sobre o descarte incorreto, é até uma injustiça, porque estamos sempre falando e conscientizando a respeito da questão ambiental. Todo mundo sabe que não é para colocar qualquer lixo na rua, ou calçada, existe coleta específica na cidade”, explica.

Vizinhança incomodada

O Jardim Carandá é um dos três bairros que possui ecoponto. A área fica em frente à residência da aposentada Silvia da Silva. Desde que instalada a unidade, há aproximadamente dois meses, tem se sentido incomodada não apenas pelo acúmulo de entulho deixado pela comunidade, mas pela área destinada ao serviço.

“Antigamente tinha uma horta municipal, agora toda vez que saio de casa me deparo com a montanha de entulhos”, lamenta. Conforme a aposentada, caçambas de resíduos se acumulam, e demoram a serem retiradas pela Semea. “Poderia ter feito em outro lugar”.

O funcionário público estadual, Luiz Carlos da Silva, vizinho de Silvia, concorda com o benefício do projeto, mas relata o mesmo incômodo. “Quando fizeram esse espaço, não consultaram, de forma alguma, os moradores da região. Em vez de colocarem em outra região que não tenha residências em frente, colocaram defronte às nossas. Ou seja, já foi totalmente mal pensado”, considera. 

A reportagem levou as reclamações ao secretário de Meio Ambiente. De acordo com Portella, “não há a necessidade de consultar a população”, uma vez que o local é destinado a depósito de resíduo seco, que não está sujeito a mau-cheiro ou outras situações.

A respeito dos entulhos acumulados, afirma que é devido à falta de rodízio de funcionários nos ecopontos, e também de veículos para rodarem a cidade no recolhimento de caçambas. “Semana que vem estará tudo resolvido, ninguém mais vai notar esse acúmulo em volta”, garante. 

SAIBA MAIS
O secretário municipal de Meio Ambiente informou que até dezembro serão inaugurados mais dois ecopontos em Presidente Prudente, sendo um no Conjunto Habitacional Ana Jacinta e outro no Conjunto Habitacional João Domingos Netto

SERVIÇO
Os ecopontos dos jardins Cambuci, Sabará e Carandá funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As denúncias de descartes incorretos ou fora do horário devem ser feitas à Polícia Militar (190) ou à Semea (3906-5275)

descarte incorreto nos ecopontos de presidente prudente
Foto: Silvia da Silva - Acúmulo de entulhos em caçambas incomoda a vizinhança

descarte incorreto no ecoponto de presidente prudente
Foto: Sinomar Calmona - Em dias de chuva, a situação pode piorar ainda mais

MAIS INFORMAÇÕES

Ecopontos recolhem materiais obsoletos

Prudente inaugura 3º Ecoponto, que atende regiões oeste e norte

Ecopontos promovem melhoria da qualidade ambiental

Semea prepara 3º Ecoponto na região do Jardim Carandá, em Prudente

Prefeitura de Prudente inaugura 2º Ecoponto nesta quinta, no Sabará

Ecoponto da zona leste entra em operação amanhã em Prudente

Publicidade

Veja também