Intervenção perto do Museu Municipal alerta sobre descarte irregular de lixo

Ação compõe a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente; objetos são oriundos do descarte feito pela própria população de Prudente em locais inapropriados

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 30/05/2021
Horário 04:02
Foto: Weverson Nascimento
Intervenção compõe a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente
Intervenção compõe a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente

O poeta e dramaturgo português, Luís Vaz de Camões, autor de “Os Lusíadas”, certamente definiria o lixo encontrado na rotatória que leva o seu nome, em frente ao Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto de Presidente Prudente, como um “desconcerto do mundo”, assim como descreve suas principais temáticas da poesia camoniana. Mas, para alegria de Camões e susto dos prudentinos, o descarte irregular de lixo é apenas uma intervenção que compõe a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, que começa nesta segunda-feira, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo sábado.
Segundo a Prefeitura, o cenário pode parecer incomum, mas é a realidade encontrada em pelo menos 30 pontos da cidade, mapeados pela administração como alvos de descarte irregular de lixo. Por isso, detalha que, além do desconforto visual, essa prática traz prejuízos ambientais, sociais e oferece riscos à saúde da população que tem de conviver diariamente com esse vizinho “indesejado”.
O titular da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Fernando Luizari Gomes, explica que os materiais que se encontram na Rotatória Luís Vaz de Camões, e em outros pontos do município, são oriundos do descarte irregular feito pela própria população, em locais inapropriados. Ele reforça que a administração municipal vem alertando de que existem ecopontos específicos para o despejo, além do Projeto Zeladoria, realizado pela Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), em parceria com a Prefeitura de Prudente, mas que, mesmo assim, a população insiste em continuar depositando em locais inadequados. “O lixo descartado de forma irregular gera um custo da limpeza das áreas. Além disso, o resido também traz problemas epidemiológicos como leishmaniose, dengue, zika e chikungunya, entre outros vetores nocivos à saúde”, afirma. 
Além da rotatória do Museu e Arquivo Histórico, a intervenção também contempla a rotatória do Parque dos Girassóis e o cartão-postal de Presidente Prudente, o Parque do Povo. O material será recolhido na próxima sexta-feira.  

Programa municipal

Nesta segunda, a Semea lançará uma campanha, junto ao Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente, para o recolhimento de óleo de cozinha usado. Já nesta terça, com o objetivo de prestar uma homenagem simbólica às vítimas da Covid-19, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, convidará famílias que perderam entes queridos em decorrência da doença, para o plantio de aproximadamente 500 ipês. O espaço escolhido foi a Praça das Andorinhas, na Cohab, mais precisamente ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Doutor Otelo Milani Junior”, conhecida popularmente como Cohabão
Luizari diz que algumas famílias já foram convidadas para o plantio, que iniciará por volta das 8h30 e se estenderá durante todo o dia, mas adianta a necessidade de seguir a ordem agendada pela Semea para que não ocorra aglomeração. 

SERVIÇO
Para agendar o plantio de uma árvore durante a campanha, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do telefone 3906-2460.

Prefeitura de Prudente vai criar memorial em homenagem às vítimas da Covid-19

Espaço que abrigará memorial das vítimas da Covid-19 recebe vistoria

Inova Prudente propõe criação de memorial virtual às vítimas da Covid-19

Veja também