Paleontólogo descobre ovos fossilizados de dinossauro em Prudente

Cinco ovos de dinossauro terópode carnívoro foram encontrados no sítio paleontológico do Residencial Parque dos Girassóis em agosto deste ano; espécie tem entre 65 a 80 milhões de anos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/12/2021
Horário 04:03
Foto: Cedida
William Nava: “São ovos bem maiores que os de crocodilo encontrados no mesmo local”
William Nava: “São ovos bem maiores que os de crocodilo encontrados no mesmo local”

Dezessete anos após a descoberta de fósseis de um grupo primitivo de aves em uma área urbana de Presidente Prudente, o paleontólogo e diretor do Museu de Paleontologia de Marília (SP), William Roberto Nava, fez mais uma descoberta na cidade, que conserva em seu solo fragmentos da história do mundo. Em agosto deste ano, cinco ovos fossilizados de dinossauro terópode carnívoro foram encontrados em uma área do Sítio Paleontológico William's Quarry, localizado no Residencial Parque dos Girassóis, na capital do oeste paulista. A espécie tem entre 65 a 80 milhões de anos e é do período cretáceo superior.
Em 2020, o município fez o tombamento do sítio paleontológico e cercou a área para preservação, relembra o paleontólogo. Foi durante a construção desta estrutura, portanto, que foi possível encontrar fragmentos de fósseis em uma área ainda não explorada pelos pesquisadores. “Em setembro de 2020, em uma das muitas expedições ao local, eu encontrei, em companhia da auxiliar de campo e estagiária do Museu de Paleontologia de Marília, Giovanna Paixão, os primeiros indícios de cascas de ovos”, recorda William.
Posterior à descoberta, os profissionais conseguiram encontrar, em outubro daquele mesmo ano, uma ninhada que, inicialmente, continha oito ovos de crocodilomorfo. Com o avançar das escavações, portanto, somaram mais 14 ovos. O material encontrado foi a primeira ocorrência de ovos fossilizados encontrados no Sítio Paleontológico William's Quarry. Os ovos foram levados para o Museu de Paleontologia de Marília para serem estudados e protegidos. 

Terópode carnívoro

Em agosto deste ano, em outra etapa de escavação, os profissionais encontraram uma ninhada de ovos do dinossauro terópode carnívoro. “São cinco ovos com dimensões entre 12 a 13 centímetros de cumprimento por 6 a 7 centímetros de largura. São ovos bem maiores que os de crocodilo encontrados no mesmo local. O que difere e o que nos faz imaginar que se trata de uma espécie carnívora é a textura da casca”, detalha o paleontólogo. “Enquanto a de crocodilo é lisa, a de dinossauro terópode apresenta pequenas ondulações”, acrescenta William. Além da estrutura, os cinco ovos encontrados são semelhantes aos de dinossauros carnívoros encontrados na Argentina, Mongólia e na China, aponta o pesquisador.
A nova descoberta, segundo William, é importante e relevante para ciência paleontológica brasileira, pois mostra que o oeste paulista abriga vestígios desses animais primitivos. Além disso, a descoberta de ovos de dinossauro terópode em Prudente pode estar entre as três primeiras do país. 
“A partir do momento que nos debruçarmos para estudar esse material, vamos obter uma série de informações: que espécie de dinossauro depositou os ovos no local, como era o ambiente naquela época [estudando as rochas], porque o local pode ser considerado como um ponto de ‘depósito’ de ovos, uma vez que não encontramos somente a ninhada de dinossauro, mas de crocodilomorfo”. 
Todo um contexto paleoecológico vai ser estudado e trazido à luz não só quanto aos ovos de dinossauros terópode, mas quanto aos ovos de crocodilo e os ossos de aves que já foram encontrados no Sítio Paleontológico William's Quarry [campo 1], explica o pesquisador. “Todo esse conjunto de elementos vão trazer informações relevantes que irão tornar mais compreensivo o ambiente que existia no oeste paulista”.
Os ovos de dinossauro terópode carnívoro seguirão para estudos que serão capazes de identificar efetivamente qual grupo de dinossauro eles pertenceram. O estudo será feito pelo Museu de Paleontologia de Marília, em parceria com a Universidade de Brasília. 

Foto: Cedida

Cinco ovos de dinossauro terópode carnívoro foram encontrados em Prudente

SAIBA MAIS

Sítio Paleontológico: a maior jazida de fósseis de aves do país

Cercamento com alambrado visa proteger área de sítio paleontológico

Sítio paleontológico é tombado

Paleontólogo revisita terreno que abriga fósseis

Sítio paleontológico recebe novas escavações e aviso de tombamento

Publicidade

Veja também