Prudente conta com 472 seções eleitorais

Quantidade é 18% menor que em 2016, quando haviam 577 salas; Justiça Eleitoral aplica mais acessibilidades em escolas

Eleições - THIAGO MORELLO

Data 15/11/2020
Horário 06:00
Arquivo - Eleitor pode conferir o local de votação direto do aplicativo “E-título” 
Arquivo - Eleitor pode conferir o local de votação direto do aplicativo “E-título” 

Em Presidente Prudente, as eleições 2020 contam com 472 locais de votação, isto é, seções eleitorais preparadas para receber os votantes. O número é 18% menor que em 2016, quando haviam 577 salas de votação. A diminuição veio conforme a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que “aposentou” as urnas eletrônicas modelos 2006 e 2008, cuja vida útil está esgotada.
Com isso, a situação das duas ZEs (Zonas Eleitorais) de Prudente ficou da seguinte forma: na 101ª, no pleito municipal anterior, a zona contava com 295 salas de votação e, agora, dispõe de 239. Como informado por este diário, as seções estão distribuídas nos 31 colégios eleitorais, que não sofreram alteração. Já nos 29 colégios que contemplam a 402ª ZE, a redução foi de 282 para 233, conforme informado pela chefe de cartório, Letícia Macoratti de Castilho.
Devido à mudança, é importante que os eleitores se atentem quanto ao número correto. Para isso, a dica é baixar o aplicativo e-título no celular, que trará o local atualizado.

Exemplo de acessibilidade

Para atender as pessoas com deficiência nos dias de votação, a Justiça Eleitoral adotou uma série de cuidados em relação à acessibilidade. Em todos os locais da 402ª ZE, por exemplo, haverá a figura do “coordenador de acessibilidade”. Além disso, algumas escolas vão contar com um intérprete em Libras (Língua Brasileira de Sinais), bem como houve aumento no número de seções especiais, com urnas acessíveis.
No dia da votação, a dica é para que essas pessoas compareçam preferencialmente entre 7h e 10h, com calma e tranquilidade, porque o direito à acessibilidade será respeitado. Para mais informações sobre o assunto, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) tem disponível em seu site a Cartilha Voto Acessível com todos os detalhes https://www.tre-sp.jus.br/eleitor/acessibilidade/cartilha-voto-acessivel.

Limpeza nas ruas

Já do lado de fora dos locais de votação, a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) disponibilizará 100 agentes para a limpeza e a fiscalização no dia. Os profissionais estarão divididos entre varredores e fiscais, em atuação em todas as escolas. As ações serão logo a partir das 6h deste domingo e vão até às 12h do mesmo dia, mas, conforme a companhia, as atividades de limpeza aos arredores dos locais vão retornar na segunda-feira em horário normal, assim como a coleta de lixo.

SAIBA MAIS
Em razão da pandemia, a Justiça Eleitoral desenvolveu no aplicativo e-Título, que pode ser utilizado em qualquer smartphone. A funcionalidade “Justificativa Eleitoral” permite que o eleitor justifique sua ausência sem sair de casa, quando estiver fora do seu domicílio eleitoral (isto é, do município em que o eleitor é registrado para votar), por meio de sistema de georreferenciamento. O app está disponível no Google Play e na Apple Store.

MAIS INFORMAÇÕES

Eleições municipais contam com inovações

Medidas de higiene são fundamentais nas eleições

4,3 mil candidatos para 673 mil eleitores

Confira a previsão do tempo para este domingo de eleições 

Eleições municipais: como votar?

Eleitores podem justificar voto por meio do aplicativo e-Título

Por conta das eleições, VEM de Prudente adia ação de combate às endemias para dia 21

Trinta e um anos depois, eleição volta para 15 de novembro

Eleições em Prudente contam pela 1ª vez com sistema JE Connect

Prudenco escala 100 agentes para limpeza no dia das eleições

Prudente perde 105 seções de votação nas eleições

Semob amplia horários de 29 linhas de ônibus no domingo de eleição

Publicidade

Veja também