SAP suspende visitas em mais duas penitenciárias

Pasta afirma que decisão foi tomada para contribuir com as prefeituras de Dracena e Junqueirópolis no enfrentamento ao contágio da Covid-19

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 20/02/2021
Horário 11:24
Foto: Reprodução/Junqueirópolis Em Dia
No Estado, taxa de letalidade entre presos atualmente está em 0,30%
No Estado, taxa de letalidade entre presos atualmente está em 0,30%

Casos confirmados de Covid-19 obrigaram a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) a suspender as visitações em mais duas unidades prisionais da região de Presidente Prudente. De acordo com a pasta, a decisão foi tomada para contribuir com as prefeituras locais nas medidas de enfrentamento ao contágio da doença.

As determinações são válidas para hoje e amanhã na Penitenciária de Junqueirópolis, e Penitenciária "Asp Adriano Aparecido de Pieri", de Dracena. Na última, inclusive, um decreto publicado pela Prefeitura na quinta-feira já havia decidido sobre a suspensão, a fim de conter o aumento de casos de Covid-19 no município. 

Ainda conforme a SAP, as entradas de familiares continuam suspensas na Penitenciária de Flórida Paulista desde a semana passada. No Pavilhão 2 do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caiuá, como neste final de semana não é dia de visitas, nada muda e, possivelmente, serão retomadas na semana que vem.

Em relação à Penitenciária de Pacaembu, as visitações já voltaram a ocorrer. 

“A Secretaria da Administração Penitenciária tem suspendido, temporariamente, as visitas a detentos somente em unidades com confirmação de casos e após rigorosa análise técnica em conjunto com o diretor da unidade”, explica a pasta. 

Visitas retomadas em novembro

As visitas em todas as unidades prisionais do Estado de São Paulo foram suspensas em março, devido à pandemia da Covid-19. Neste período, familiares e detentos se comunicaram por cartas e videochamadas. 

No mês de outubro, em decisão monocrática, a Justiça autorizou o retorno, desde que houvesse a adoção de medidas de preservação da saúde, e que estivesse de acordo com estudos regionais e boletins atualizados das autoridades sanitárias.

A decisão foi criticada por representantes do Fórum Penitenciário Permanente, que reúne Sindasp, Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo) e Sindcop (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e demais Servidores do Sistema Penitenciário Paulista), que consideraram a decisão "irresponsável".

Após divulgação do plano pela SAP, iniciou-se o retorno “gradual e controlado” das visitas no primeiro sábado de novembro. “A entrada de familiares obedece a uma série de normas para evitar aglomerações e, com isso, conter a disseminação da Covid-19, protegendo a saúde de todos, inclusive de quem está rotineiramente dentro do sistema prisional”, disse a SAP na época. 

Em nota atualizada hoje, a SAP destaca que o protocolo de retomada das visitas em presídios de forma "gradual e controlada" cumpre rigorosamente todas as determinações do Centro de Contingência do Coronavírus, inclusive para a fase vermelha do Plano São Paulo.

"A taxa de letalidade entre presos atualmente está em 0,30%, muito abaixo da população não privada de liberdade".

SAIBA MAIS

Familiares pedem retorno de visitas presenciais

SAP prepara plano para retomar visitas presenciais

Sindasp pede que suspensão de visitas em presídios seja mantida

Covid ataca mais servidores que presos na região de Prudente

Publicidade

Veja também