Solenidade marca inauguração da Deic-8 em Presidente Prudente

General Campos, secretário estadual de Segurança Pública, acompanhou presencialmente o evento; João Doria participou virtualmente

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 27/10/2020
Horário 12:05
Roberto Kawasaki - Evento também foi transmitido pelas redes sociais
Roberto Kawasaki - Evento também foi transmitido pelas redes sociais

No começo da tarde de hoje, uma solenidade na sede da Deic-8 (Divisão Especializada de Investigações Criminais), em Presidente Prudente, marcou a inauguração oficial do serviço prestado pela unidade na região oeste do Estado de São Paulo.

Subordinada ao Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), a Deic de Prudente é composta pela junção das delegacias de investigações Gerais (DIG), Sobre Entorpecentes (Dise) e sobre Homicídios, além do GOE (Grupo de Operações Especiais).

O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, acompanhou presencialmente a inauguração em Presidente Prudente, evento que contou com a participação virtual do governador João Doria (PSDB).

Em Araçatuba, uma unidade da Deic também foi inaugurada, onde participou o secretário executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin.

“Um prazer darmos continuidade a esse programa de inaugurações. A nossa promessa era de dez unidades até dezembro de 2022 e nós entregaremos 11. Fazendo isso no momento em que já ficam prontas e disponíveis à população. O nosso governo é dinâmico e compreende as necessidades da população“, afirmou o governador João Doria.


Roberto Kawasaki - João Doria participou virtualmente da solenidade em Prudente

Segurança pública

Durante o evento, o titular da SSP conheceu as dependências da Deic-8, o que também foi apresentado ao governador.

"A Divisão Especializada em Investigações Criminais ocupa um ótimo prédio, que vem a atender perfeitamente a integração de três delegacias e mais o GOE", expôs Campos.

Ainda, frisou sobre a importância do trabalho que as polícias têm feito na região, o que vai de encontro aos baixos indicadores criminais. Nas palavras do general, o Plano Nacional de Segurança Pública prevê que a taxa de homicídios por cem mil habitantes seja de 23 mortes, e o Estado de São Paulo tem 6.54 mortos por cem mil habitantes.

"Esta região [Presidente Prudente] tem em média 3.5. É a região com o melhor índice", disse. "Quem faz isso são os policiais militares, civis, os técnicos-científicos que estão aqui trabalhando em prol da proteção da população, integrando esforços, integrando experiências e apresentando resultados.


Roberto Kawasaki - General Campos fala sobre o trabalho das polícias na região

Atuando com mais de 40 policiais e 25 viaturas, a Deic foi instalada em um imóvel alugado na Rua da Alfândega, nº 78 – Jardim Santa Helena. O imóvel conta com quatro pavimentos, contando o subsolo destinado a estacionamento, 47 salas, 18 banheiros, três copas e quatro celas.

Para o delegado divisionário, José Carlos Oliveira Junior, a divisão tende a crescer com o decorrer do tempo. 

"São 67 municípios hoje, cinco delegacias seccionais, e atribuição da Deic nos crimes mais graves, patrimoniais, de entorpecentes, dos homicídios e também especificamente da lavagem de dinheiro, crime organizado, são combatidas efetivamente pelo trabalho da Deic especializada".

Nos últimos meses, a reportagem acompanhou diversas operações da Deic que envolvem o tráfico de drogas. Conforme o delegado, na área de Dise esse tem sido o forte.

"São mais de 7 toneladas de entorpecentes apreendidas na região desde o começo do ano.  Temos um ótimo contato com o Ministério Público, então, as autorizações para a queima do entorpecente têm sido muito rápidas", afirma.

A explicação para grandes apreensões, segundo José Carlos, está devido à região fronteiriça.

"A gente sabe que as passagens de drogas, principalmente para os grandes centros, São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo Belo Horizonte, acabam atravessando a nossa malha viária. Então, o trabalho de inteligência é muito importante para se debelar essas altas cargas. Entendemos que esse volume, com o crescimento do trabalho, é interessante a atuação em uma delegacia especializada".


Roberto Kawasaki - José Carlos é delegado divisionário na Deic-8


Roberto Kawasaki - Autoridades estiveram presentes no evento nesta manhã 


Roberto Kawasaki - Deic-8 fica localizada na Rua da Alfândega, nº 78 – Jardim Santa Helena



Roberto Kawasaki - General Campos foi recebido pelas autoridades


Roberto Kawasaki - General Campos conversou com a imprensa local 


Roberto Kawasaki - Deic-8 é subordinada ao Deinter-8

SAIBA MAIS

Deic desmonta depósito clandestino de pneus importados, em Alfredo Marcondes
Venda de drogas entre universitários na mira da Deic
Deic prende líder de tráfico e mais 2 pessoas em Prudente
Operação Tríade: segunda fase cumpre mandados de prisão
Operação contra o tráfico de drogas prende 31 pessoas na região de Prudente
Grupo criminoso que desviou R$ 13 mi de banco é alvo da Polícia Civil

Publicidade

Veja também