01 de junho de 2013 às 07h10 - Prudente
Imprimir
RSS

Apta de Prudente realiza cursos de capacitação a produtores

por Daniela Silveira -DA REDAÇÃO

De acordo com a pesquisadora Andréia Cristina Silva Hirata, as capacitações visam melhorar a qualidade do trabalho e produção dos produtores rurais participantes.

Começa nesta segunda-feira e se encerra na quinta-feira, o curso de Atualização Técnica em Maracujá realizado pelo Polo Regional da Alta Sorocabana da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (Apta/SAA), em Presidente Prudente. Até o final deste mês, serão promovidas outras duas capacitações, a de Experiências em Sistemas Agroflorestais, no dia 10, e Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, de 10 a 14 de junho. São 95 vagas distribuídas para técnicos, agricultores e trabalhadores rurais de Prudente e região. Os cursos são gratuitos.

De acordo com a pesquisadora Andréia Cristina Silva Hirata, as capacitações visam melhorar a qualidade do trabalho e produção dos produtores rurais participantes. Além disso, também tem como objetivo difundir as mais recentes inovações tecnológicas de apoio e incentivo ao setor. “No caso dos produtores de maracujá, irá proporcionar melhorias no desenvolvimento de sistema de cultivo”, diz.

A pesquisadora conta que o curso de Experiências em Sistemas Agroflorestais, realizado no dia 10 deste mês, contará com a participação de agricultores do Norte do Paraná, que irão conhecer os sistemas desenvolvidos em Prudente para poder implantá-los em suas propriedades. “Com a vinda destes agricultores podemos trocar informações e conhecer outras culturas de cultivo”. Para este curso, serão 40 vagas ofertadas. Informa ainda que o sistema agroflorestal usa a dinâmica de sucessão de espécies da flora nativa para trazer as espécies que agregam benefícios para o terreno assim como produtos para o agricultor, ou seja, “supre as necessidades do homem”, afirma.

Hirata afirma ainda que no curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, os professores irão mostrar aos aprendizes a importância de utilizar o trator de forma adequada e também como realizar a manutenção dos maquinários. O público-alvo para esta capacitação são operadores de máquinas, produtores rurais, trabalhadores rurais e estudantes. “São 15 vagas e os interessados deverão ter, no mínimo, 18 anos”, declara. As capacitações são em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

 

SERVIÇO

INSCRIÇÕES

Para se inscrever ou ter mais informações, o Polo Regional da Alta Sorocabana (Apta/SAA) está localizado na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), km 561. O telefone para informações é o 3222-0732.