Último acusado por castração irregular presta depoimento à Polícia Civil

Rapaz foi o responsável pelo procedimento cirúrgico no animal, em uma república no Jardim Vale do Sol; segundo a polícia, ele disse estar "arrependido" e "ciente do processo"

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 15/07/2021
Horário 11:58
Foto: Reprodução/Instagram
Castração irregular foi gravada e publicada na internet, em tempo real
Castração irregular foi gravada e publicada na internet, em tempo real

A CPJ (Central de Polícia Judiciária) ouviu ontem o quarto e último acusado por maus-tratos a um cão ocorrido no mês passado, em uma república universitária no Jardim Vale do Sol, em Presidente Prudente. De acordo com a Polícia Civil, ele foi o responsável por realizar o procedimento cirúrgico de forma irregular no animal. 

Conforme o delegado Mateus Nagano da Silva, o rapaz confirmou todas as versões anteriormente prestadas por outros três investigados, e confessou a prática do procedimento cirúrgico.

“Ele salientou que fez depois de higienizar os intrumentos, local, afirmou que adotaram todo procedimento adequado, mesmo sabendo que o local não era adequado para fazer aquele tipo de cirurgia”, relata o delegado.

Ainda conforme a autoridade, o acusado disse que foi contra a filmagem, e que se assustou com o tamanho da repercussão.

“Disse estar arrependido e ciente de que vai responder ao processo. Estamos finalizando o inquérito para remeter ao Poder Judiciário, e o Ministério Público, nos próximos dias, vai denunciá-los pela prática do artigo 32 da Lei 9.605/1998”, explica Nagano. 

Penalidade é mais grave

Os quatro homens foram indiciados por maus-tratos. Conforme o artigo 32 da Lei 9.605/1998, a ação é considerada crime. De acordo com o texto, “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos” prevê pena de detenção que varia de três meses a um ano, e multa.

A mesma pena é aplicada a quem realiza “experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos”.

Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas será de reclusão, de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

SAIBA MAIS

Polícia resgata cão que foi castrado em república de estudantes

Cão castrado em república de estudantes está sob os cuidados de uma ONG

Praticar maus-tratos a animais resulta em penas de detenção e reclusão

Responsáveis por maus-tratos em cão são expulsos de universidade

Polícia Civil instaura inquérito sobre maus-tratos a cão em república de estudantes

Polícia Civil ouve acusados por maus-tratos a cachorro em república universitária

Publicidade

Veja também