Apea: 87 anos de histórias em Prudente 

Fundada em 1936 como clube recreativo e desportivo, Prudentina apresenta uma camada histórica e cultural acumulada ao longo de décadas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/09/2023
Horário 19:32
Foto: Reprodução do laudo / Emubra Enciclopédia, Apea (2017)
Núcleo inicial – sede social
Núcleo inicial – sede social

Fundada em 1936 em Presidente Prudente como clube recreativo e desportivo, a Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) apresenta uma camada histórica e cultural acumulada ao longo de décadas, tanto pela intensidade da vida social da comunidade local, como pela formação de atletas e conquistas na área esportiva. Isso em nível nacional e até internacional, como comprovam os artigos em jornais e sites, que foram materializados em taças e troféus guardados em seus acervos físicos localizados no ginásio de esportes. E neste momento financeiro delicado do clube, munícipes contataram o Comudephaat (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico)  para pedir que determassem o tombamento definitivo da Prudentina.

No laudo, destaca-se que, através das fotos fornecidas pelos entrevistados, durante os estudos técnicos,  bem como as pesquisas realizadas em acervos de jornais e sites, nota-se um cenário histórico característico do clube recreativo e esportivo, como quando da implantação do salão social/recreativo e campo de futebol com a intensa apropriação desses espaços pela comunidade local. 

No espaço físico do clube esportivo atuaram profissionais de renome nos esportes como Hortência do basquete, o rei Pelé, do futebol, e Gustavo Borges, da natação. 

Segundo Neide Barrocá Faccio, presidente do Comudephaat a ponto que o conselho foi provocado pela comunidade prudentina e atendeu a esse pedido fazendo, então, uma avaliação documental e qualitativa para o tombamento. Entrevistando pessoas. E com base nesses materiais perceberam a importância desse patrimônio de Prudente. “A Apea está ligada ao modo de vida da comunidade prudentina e faz parte da cultura local”, pontua a presidente do Comudephaat.

Conforme o laudo, além de histórico, a Apea possui valor cultural, artístico, turístico ou paisagístico, assim merece ser considerada um Patrimônio Cultural Municipal.

Fotos: Reprodução do laudo / Emubra Enciclopédia, Apea (2017)


Instalações da Apea nas décadas de 40 e 50


Acervo de conquistas: troféus, taças, medalhas, uniformes

Leia mais:

Tombamento definitivo da Apea é publicado no diário oficial desta sexta

Igreja evangélica aluga espaços da Apea

Justiça nomeia conselheiro mais antigo da Apea como administrador provisório do clube

Processo para tombamento da Apea impede modificações do conjunto edificado do clube

Maioria dos associados proprietários da Apea rejeita sugestão de aterramento da piscina

Promotoria solicita análise para possível tombamento da Apea em Prudente

Sem candidatos ao conselho deliberativo pela 2ª vez, Apea terá terceira reunião em julho

Sem candidatos para conselho deliberativo, Apea prorroga prazo para nova assembleia em Prudente

Conselheiros são convocados para eleger nova diretoria da Apea em 1º de junho

Diretoria da Apea renuncia diante de déficits mensais de R$ 60 mil

Publicidade

Veja também