Tombamento definitivo da Apea é publicado no diário oficial desta sexta

Medida tomada pelo Comudephaat atende a solicitação de munícipes, conselheiros e associados do tradicional clube conhecido também como “Prudentina”

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/09/2023
Horário 19:19
Foto: Arquivo
Comudephaat decide pelo tombamento definitivo da Apea
Comudephaat decide pelo tombamento definitivo da Apea

Após tombamento provisório em junho, o Comudephaat (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico)  decidiu, por unanimidade, determinar o tombamento definitivo da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos), o tradicional clube social e recreativo conhecido também como “Prudentina”. A medida foi publicada no diário oficial desta sexta-feira (1º). “Nos reunimos a partir da colocação de uma pessoa da cidade pedindo tombamento. Somos em 12 membros, mas seis são suplentes. Os demais votaram a favor em reunião no último dia 29”, expõe a presidente do órgão público, Neide Barrocá Faccio

Ela menciona que, para chegar à decisão de tombar definitivamente as edificações, o conselho destacou dois arquitetos e uma turismóloga para fazer o parecer. “Eles se basearam em documentos que existem na cidade sobre o clube, entrevistas com conselheiros, associados, depoimentos de moradores e a vontade desses munícipes de que a Apea continue existindo. Não dá para ter nenhum uso, mas dá para tombar as edificações”, salienta.

Conservação dos bens

Ela explica que “um tombamento não fala sobre o uso, que é definido pela Prefeitura, e sim sobre a conservação dos bens materiais e imateriais, que é o que estão fazendo, que se constitui no valor desse patrimônio onde entram as medalhas, troféus, taças conquistadas pelos atletas, uniformes e tudo mais do clube”, ressalta.

No artigo 4º da resolução do Comudephaat, destaca-se que, considerando os valores e materiais corporificados nos bens materiais com seus valores históricos acumulados significativos para a comunidade, protege-se pelo instrumento do tombamento a ambiência singular constituída pelo edifício no salão social com sua piscina e o espaço do ginásio de esportes e seus espaços abertos, envoltórios, vazios. Assim, a volumetria do ginásio e do salão social deve ser conservada bem como as fachadas deste, que não podem sofrer modificações ou acréscimos que alterem a percepção da forma arquitetônica existente, como banners, faixas ou placas, por exemplo.

Foto: Reprodução

Vários atletas e associados carregam esse escudo no peito

Foto: Roberto Mancuzo


Neide Barrocá é a presidente do Comudephaat

Leia mais:

Igreja evangélica aluga espaços da Apea

Justiça nomeia conselheiro mais antigo da Apea como administrador provisório do clube

Processo para tombamento da Apea impede modificações do conjunto edificado do clube

Maioria dos associados proprietários da Apea rejeita sugestão de aterramento da piscina

Promotoria solicita análise para possível tombamento da Apea em Prudente

Sem candidatos ao conselho deliberativo pela 2ª vez, Apea terá terceira reunião em julho

Sem candidatos para conselho deliberativo, Apea prorroga prazo para nova assembleia em Prudente

Conselheiros são convocados para eleger nova diretoria da Apea em 1º de junho

Diretoria da Apea renuncia diante de déficits mensais de R$ 60 mil

Publicidade

Veja também