Faça a sua parte e mantenha a febre amarela longe!

EDITORIAL -

Data 31/05/2023
Horário 04:15

Como se não bastasse a dengue, que só neste ano, no país, já ultrapassou a marca de 1 milhão de casos, agora outra doença volta a ocupar espaço na mídia e a preocupar as autoridades de Saúde. Após três anos sem registros, o governo de São Paulo confirmou no domingo, quatro ocorrências de febre amarela em 2023, com duas mortes.
Trata-se de uma doença infecciosa aguda, de rápida evolução e elevada letalidade nas suas formas mais graves. Apresenta sintomas como febre súbita, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, vômitos e fraqueza. E possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.
O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é o velho e conhecido Aedes aegypti. Porém, há como evitá-la. A prevenção é a vacina.
Importante ressaltar que não somente as pessoas que frequentam áreas de mata, florestas ou zonas rurais devem se imunizar. A vacina é ofertada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) durante todo o ano, em todos os postos, tem eficácia de 99% e deve ser aplicada aos 9 meses de idade, com reforço aos 4 anos. A partir dos 5 anos, para aqueles que não estão com a vacina em dia, é recomendada apenas uma dose única.
Em Presidente Prudente, a imunização contra febre amarela é realizada desde 1985. O último registro da doença na cidade foi em 1942. Para que o município continue assim, livre do vírus, é de suma importância que as pessoas se conscientizem e procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência, para se informar e se prevenir, se for o caso.
A volta da doença, inclusive, pode estar relacionada à baixa cobertura vacinal. De janeiro a março, ela ficou em 82%. Em 2022, ainda com reflexos da pandemia, apenas 64% do público foi imunizado. Fake News e movimentos contrários a vacinas prejudicam as campanhas. Uma hora, a conta chega. Óbitos por uma doença completamente imunoprevenível voltam a acontecer. 
Aproveite o alerta, para manter também sua casa e quintal limpos. Não deixe água parada, use repelente e telas nas janelas. Se informe, se imunize, faça sua parte e ajude a manter a febre amarela longe!
 

Publicidade

Veja também