17 de maio de 2017 às 10h59 - Editorial
Imprimir
RSS

Competições fomentam a prática esportiva entre crianças e adolescentes

 

Seja nas quadras, campos, pistas, piscinas ou academias, nos últimos dias e semanas Presidente Prudente tem sido palco de diversas competições com a presença de crianças, adolescentes e jovens. São eventos variados, que envolvem inúmeras modalidades, mas que visam, sobretudo, fomentar a prática esportiva entre os mais novos. Iniciativas que, além de promover o espírito de competitividade na faixa etária, auxiliam na formação do caráter e da cidadania dos envolvidos, através do esporte.

Desde o primeiro final de semana deste mês a capital da Alta Sorocabana se tornou também a sede da etapa regional dos Jogos Abertos da Juventude. Competição que vai até o final de maio e engloba quase dez praças esportivas de Prudente. São cerca de 1,5 mil atletas com idade até 19 anos, divididos em 15 modalidades esportivas, representando 24 municípios da região. As cidades brigam por vagas para a fase estadual dos Jogos, marcada para junho, também em Prudente.

Na edição de ontem, O Imparcial trouxe a abertura da 17ª edição dos Jogos Interpart de Presidente Prudente. A competição é organizada pelo Instituto Edespp (Excelência Desportiva de Presidente Prudente) e envolve 600 atletas com idade entre 11 e 17 anos, de oito colégios particulares da cidade, nas disputas do vôlei e do handebol masculino e feminino. Tudo isso, com o “objetivo de deixar um legado de esportividade, respeito, saúde e incentivo à prática de atividades físicas”, sem levar em consideração apenas os resultados dentro de quadra, mas também para servir de “exemplo para uma sociedade mais justa, saudável e harmoniosa”, como afirma o regulamento do evento.

Outra atividade semelhante estampa a página 11/A de hoje deste diário. Trata-se do Desafio CrossFit Parque do Povo Kids, que será realizado no dia 11 de junho, com a presença de até 96 estudantes com idade de 11 e 12 anos, de seis colégios ou escolas de Prudente. Tal como os demais, o evento tem o propósito de estimular a prática constante dos exercícios, principalmente do CrossFit, nas unidades escolares, bem como promover os valores do condicionamento físico, da saúde e do companheirismo entre os jovens.

São apenas alguns exemplos, de um contexto que abrange também os torneios de beisebol da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva); competições de judô e caratê; ou campeonatos das categorias de base no futebol. Eventos que, juntos, cooperam para o desenvolvimento da índole do público mais jovem e, com isso, favorecem para a construção de uma cidade melhor para todos.