Bolsonaro chega hoje a Prudente 

Conforme assessoria presidencial, previsão é que o presidente chegue ao aeroporto por volta das 9h, e às 10h cumpra agenda oficial no Hospital de Esperança

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 31/07/2021
Horário 04:05
Foto: Weverson Nascimento
Hospital de Esperança foi habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia
Hospital de Esperança foi habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia

Nesta manhã, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcará em Presidente Prudente para celebrar o credenciamento do HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente), agora Hospital de Esperança, junto ao SUS (Sistema Único de Saúde). Conforme o cronograma informado pela assessoria presidencial, a previsão é de que o chefe da República chegue ao Aeroporto Estadual de Presidente Prudente por volta das 9h. Já às 10h, cumprirá agenda oficial no Hospital de Esperança, em um encontro que contará com a presença de prefeitos e demais autoridades da região. O acesso à cerimônia será limitado e controlado pela comitiva presidencial.
Na capital do oeste paulista, o presidente da República e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, irão conhecer as instalações e a estrutura do hospital. No local, também acontecerá a cerimônia que oficializará o credenciamento da unidade ao SUS. “A partir de agora, a instituição está credenciada como Unacon [Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia], com serviço de hematologia, oncologia pediátrica e radioterapia custeados pelo SUS”, explica o Hospital de Esperança. “A iniciativa vai ter o investimento de R$ 7,8 milhões do Ministério da Saúde”, adianta.
Recentemente, o HRCPP mudou o nome para Hospital Esperança para celebrar e marcar o início dessa nova etapa. Segundo a unidade hospitalar, por meio dos serviços custeados pelo SUS serão beneficiadas milhares de pessoas que buscam tratamento oncológico na região. O novo serviço soma-se a outras ações da rede pública que já são realizadas no hospital. Atualmente, a instituição conta, por exemplo, com 122 leitos destinados ao SUS, dos quais 22 são de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), que não atendem Covid-19. Além disso, são 50 leitos cirúrgicos e 50 leitos clínicos.

Credenciamento junto ao SUS

No mês passado, foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) a Portaria 690, do Ministério da Saúde, que habilita o HRCPP como uma Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), no âmbito do SUS. O credenciamento veio um dia após o prefeito de Prudente, Ed Thomas (PSB), receber aval do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Conforme publicado neste diário, Ed Thomas almoçou com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada, e apresentou a ele o processo de credenciamento do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente junto ao SUS. Na sequência, o presidente solicitou uma recepção do prefeito da capital do oeste paulista com o ministro Queiroga. Neste encontro, portanto, o Ministério da Saúde se comprometeu com a habilitação do HRCPP. 
À época, o presidente do HRCPP, Felício Sylla, reforçou que para chegar em condições de receber o credenciamento, o hospital teve que cumprir todas as exigências do SUS. “Para se habilitar ao credenciamento, o hospital já tinha que operar normalmente, ou seja, estar ofertando todos os serviços. O SUS, portanto, vem reconhecer o que já estava sendo feito”. Na ocasião, ele reforçou que o hospital já vinha atendendo pacientes de toda região gratuitamente, utilizando provisoriamente o Sistema Único de Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente.
De acordo com o hospital, desde 2013, com a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, o Ministério da Saúde determina o cuidado integral aos pacientes com câncer do SUS de forma regionalizada e descentralizada. A política também estabeleceu que o tratamento do câncer seja realizado em estabelecimentos de saúde habilitados como o Unacon. “Ao todo, já são 264 unidades desse tipo credenciadas em todo o país”, detalha. 
Também fazem parte da política os Cacon (Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia). Para tanto, enfatiza que Unacons e Cacons devem oferecer assistência especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico, estadiamento e tratamento, incluindo cirurgias oncológicas, quimioterapia, radioterapia e cuidados paliativos. “Todos os Estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente de câncer encontrará desde um exame até cirurgias mais complexas”.

Recepcionado por motociata

Hoje, Bolsonaro será recepcionado por uma motociata, que sairá do prolongamento da Avenida Coronel José Soares Marcondes e seguirá até o Parque do Povo. De acordo com a organização, o encontro será uma forma de agradecer ao presidente pela iniciativa de habilitar o hospital como uma Unacon, no âmbito do SUS. Contudo, a motociata também busca fortalecer o movimento “Brasil livre e a favor do voto auditável”, e a economia local. 
Para atender as medidas sanitárias, a organização pede para que os participantes usem máscara e que mantenham certo distanciamento entre as motos. Também é recomendado chegar com antecedência na concentração da motociata, que será no prolongamento da Avenida Coronel José Soares Marcondes. 
O encontro é organizado pela AMOPP (Associação dos Motociclistas de Presidente Prudente) e pelo Motoclube 100 Fronteira, e conta com apoio de outros grupos do município.

SAIBA MAIS

Hospital Regional do Câncer agora é Hospital de Esperança

Bolsonaro será recepcionado por motociata neste sábado

Estrutura no recinto de exposições estava pronta para receber Bolsonaro

Após decisão judicial, Prefeitura revoga cessão do Recinto de Exposições para almoço com Bolsonaro

Justiça acata liminar e proíbe almoço de 2 mil convidados com Jair Bolsonaro

Recepção a Bolsonaro com 2 mil pessoas vira alvo do MPE em Prudente

Bolsonaro confirma visita a Prudente 

Visita de Bolsonaro

Bolsonaro vem a Prudente dia 31 para visita ao Hospital do Câncer

Veja também