Empresa passa por auditoria e 29 ônibus voltam a circular amanhã

Objetivo é apurar se há ou não falhas na gestão da Prudente Urbano, incluindo informações desde o início do contrato; após assembleia, 29 ônibus retomam serviços

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 01/07/2021
Horário 20:53
Foto: Marcos Sanches/Secom
Após a reunião no gabinete, houve diálogo com os demais funcionários que participavam da mobilização
Após a reunião no gabinete, houve diálogo com os demais funcionários que participavam da mobilização

A Prefeitura de Presidente Prudente anunciou hoje que contratará serviço de auditoria na empresa Prudente Urbano, responsável por administrar o transporte coletivo no município. A decisão foi tomada em decorrência do “silêncio” da concessionária quanto aos questionamentos do Executivo referentes ao serviço prestado. O anúncio sucedeu a manifestação pacífica de funcionários que cobram atrasos salariais e benefícios - o que resultou na greve que já dura mais de duas semanas. Após assembleia, ônibus voltam a circular amanhã de maneira parcial.

Na manhã de hoje, trabalhadores da empresa realizaram um ato na rampa de acesso ao Paço Municipal Prefeito Florivaldo Leal. Logo nas primeiras horas do dia, os funcionários foram recebidos do lado de fora pelo titular da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), major Luiz Edson de Souza. Na oportunidade, ele conversou com os representantes que falaram sobre a situação vivenciada, inclusive, uma possível intervenção da Prefeitura na empresa que administra o transporte.

Ainda pela manhã, o prefeito Ed Thomas (PSB) recebeu um grupo que representou a categoria. No encontro, o chefe do Executivo anunciou a contratação de um serviço de auditoria na Prudente Urbano. O objetivo é apurar se há ou não falhas na gestão do serviço. Conforme o prefeito, o levantamento dos dados contábeis incluirá informações desde o início do contrato - formalizado em meados de 2017. A auditoria será acompanhada por uma comissão montada pela Semob, com o acompanhamento de funcionários da Prudente Urbano.

Vale lembrar que, na segunda-feira, quando o serviço de transporte foi 100% paralisado, a Prefeitura deu o prazo de 24 horas para que a concessionária comprovasse o deficit financeiro, anunciado pela própria empresa nos primeiros dias da paralisação parcial, que começou em 16 de junho. Porém, ao término do prazo, não foi apresentado documento algum referente aos custos operacionais. Diante disso, a Prefeitura cobrou esclarecimentos sobre o não atendimento da solicitação e passou a estudar novas medidas administrativas. Assim como ao Executivo, a Prudente Urbano não responde às solicitações da imprensa, tampouco esclarece sobre a situação em suas páginas na internet.


Foto: Marcos Sanches/Secom - Decisão foi anunciada hoje em reunião no gabinete do prefeito

Embasamento jurídico

Após decidir sobre a auditoria, que trará um embasamento jurídico na tomada de novas medidas, o prefeito esclareceu publicamente sobre a medida. “Nós não recebemos informação nenhuma da empresa, os funcionários também estão sem informações. Por isso, determinamos essa auditoria, precisamos saber a realidade para tomarmos novas decisões, que podem levar sim a uma intervenção”, afirma.

Ainda, o chefe do Executivo reforçou a preocupação com trabalhadores que estão sem receber salários e benefícios atrasados, bem como com a população que está sem o transporte. “Faremos o caminho da lei e da justiça, não podemos ser irresponsáveis com um serviço tão importante para os cidadãos”, salienta. Depois da reunião no gabinete, o prefeito, juntamente com o secretário da Semob e o vereador Demerson Dias (PSB), presidente da Câmara, desceu a rampa e dialogou com funcionários que participavam do ato. Na oportunidade, esclareceram os pontos adotados pela administração. 

29 ônibus voltam a circular amanhã

No fim da tarde de hoje, conforme informações da Secom (Secretaria de Comunicação), representantes da Prudente Urbano se reuniram com o sindicato da categoria e, depois, em assembleia, foi decidido o retorno de 29 ônibus nesta sexta-feira. Desta forma, vai se fazer valer uma liminar imposta sobre os trabalhadores. O documento citado é do desembargador Eder Sivers, do TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), de maio deste ano, que cita o imediato retorno do efetivo em 35% nos horários normais e de 50% em horários de pico, sob pena de multa. A greve segue de forma parcial.

Transporte alternativo

Enquanto perdurar a paralisação, os prudentinos podem utilizar transporte alternativo. Está em vigor desde a segunda-feira um decreto municipal que autoriza o transporte de passageiros por meio de veículos como vans, micro-ônibus e ônibus. Até o começo da semana, havia 18 veículos cadastrados, com atendimento a 13 percursos, ou seja, 30% das linhas oferecidas pela empresa. Ainda segundo o decreto, o credenciado terá garantia mínima de 30 dias de execução de serviços.

SAIBA MAIS

Presidente Prudente tem paralisação parcial no transporte coletivo urbano

Paralisação parcial no transporte em Presidente Prudente entra para o segundo dia

Câmara encaminha relatório de CPI sobre transporte público para Semob

Entra para o terceiro dia a paralisação parcial no transporte público de PP

Ônibus em Prudente devem circular somente com pessoas sentadas

Prefeito não descarta rompimento de contrato com a Prudente Urbano

Greve parcial do transporte continua em Prudente

Prefeitura de PP entra com ação para cobrar cumprimento do contrato de transporte coletivo

Justiça nega liminar para obrigar Prudente Urbano a manter oferta de ônibus

Prefeitura autoriza transporte por vans e abertura de processo contra Prudente Urbano

Prefeitura dá prazo de 24 horas para Prudente Urbano comprovar deficit financeiro

Prudente Urbano não apresenta custos operacionais à Prefeitura no prazo acordado

Publicidade

Veja também